BrasilInternacionalSaúde

Relatório da OMS mostra queda nos números da COVID-19 no mundo, mas alerta que a pandemia ainda não acabou

[Foto: Alissa Eckert, MS, Dan Higgins, MAM]

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou em seu Weekly Epidemiological Update, atualizado em 13 de abril de 2023, que houve uma diminuição de 28% no número de novos casos e de 30% no número de mortes por COVID-19 nos últimos 28 dias (13 de março a 9 de abril de 2023), em relação aos 28 dias anteriores (13 de fevereiro a 12 de março de 2023). No entanto, a tendência não foi vista em todas as regiões do mundo.

A região do Sudeste Asiático e do Mediterrâneo Oriental, além de vários países isolados, apresentaram aumento no número de casos e mortes confirmados. Desde o início da pandemia, já foram reportados mais de 762 milhões de casos e 6,8 milhões de mortes em todo o mundo.

O relatório da OMS também contém informações sobre as variantes de interesse (VOI) e as variantes sob monitoramento (VUM) do SARS-CoV-2, além de atualizações sobre as hospitalizações e internações em UTI relacionadas ao COVID-19.

O documento destaca ainda uma nova orientação para ajustar as medidas de saúde pública e social durante a pandemia. A recomendação da OMS é que as medidas sejam adaptadas de acordo com o contexto local, levando em consideração fatores como a transmissão do vírus na região, a capacidade de resposta do sistema de saúde e as consequências econômicas e sociais das restrições impostas.

Embora os dados mostrem uma tendência geral de queda no número de casos e mortes por COVID-19, a OMS alerta que a pandemia ainda não acabou e que é preciso manter as medidas de prevenção e cuidados básicos, como o uso de máscaras, a lavagem frequente das mãos e o distanciamento físico, para evitar novas ondas de contaminação.

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.