Meio AmbienteRio de Janeiro

Região Noroeste do RJ enfrenta transtornos após fortes chuvas e ventos

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Divulgação / GovRJ]

A região noroeste do estado do Rio de Janeiro foi impactada por fortes chuvas e ventos na noite deste sábado (04/01). Segundo o CEMADEN-RJ, a área experimentou os quatro níveis de severidade meteorológica em menos de quatro horas. Os municípios enfrentam danos estruturais, quedas de árvores, elevação de rios e interrupções no tráfego.

Porciúncula
O prefeito Guilherme Fonseca (PSD/RJ) reuniu-se neste domingo (05) com o secretário de Defesa Civil para avaliar os danos causados pelos eventos climáticos. O prefeito também se reuniu com secretários de áreas ligadas à resposta de eventos climáticos.
Por rede social, Fonseca informou que “diante da falta de equipamentos e veículos disponíveis”, segue “analisando em conjunto ações e alinhando o trabalho”.

Natividade
A cidade alertou para o risco em uma passarela que interliga bairros, além de registrar quedas de postes e árvores. A prefeitura iniciou a limpeza das vias principais, afetadas por árvores caídas.

O Secretário de Governo, Kassiano da Silva Nunes, acompanhou a Defesa Civil Municipal após os eventos, e ressaltou a importância de medidas imediatas após situações como as experimentadas pelo munícipio neste sabádo. “Em ocasiões assim, temos que tomar medidas rápidas, não se pode deixar pra depois. Nossa equipe está trabalhando no sentido de dar pronta solução, para que moradores das localidades afetadas não fiquem ainda mais prejudicados”, disse.

Itaperuna
O prefeito Emanuel Medeiros (PL/RJ) coordena esforços com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Obras para solucionar os problemas causados pelas chuvas. A Secretaria Municipal de Segurança, Proteção e Defesa Civil informou na noite do sabádo que o município poderia passar por precipitação entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos que podem atingir de 60 a 100 km/h, podendo ocasionar em corte de energia elétrica, além de queda de árvores, alagamentos e deslizamento de encostas.

Bom Jesus do Itabapoana
A prefeitura emitiu alerta de chuvas moderadas a fortes nas próximas 48 horas, com ventos intensos, orientando a população a acionar a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros em caso de emergências.

Santo Antônio de Pádua
O município registrou queda de árvores nas estradas e elevação do nível do rio Pomba, que, segundo a Defesa Civil, estabilizou. A prefeitura removeu 15 árvores que bloqueavam uma pista. O alerta de chuvas intensas e ventos fortes segue até as 10h de segunda-feira (6).

Ações estaduais


O Governo do Estado informou que enviou máquinas e materiais, como manilhas, para atender às demandas de limpeza e recuperação nas cidades de Santo Antônio de Pádua, Macuco, Cordeiro e Cantagalo. Técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas vistoriaram as áreas afetadas para planejar ações de suporte.

Enel

A Enel Rio informou que está enfrentando dificuldades para normalizar o fornecimento de energia elétrica na Região Noroeste do estado do Rio de Janeiro, atingida por fortes chuvas e ventos no sábado (04). Segundo a distribuidora, quedas de árvores e alagamentos têm dificultado o deslocamento das equipes de reparo.

“Na Região Noroeste, área mais impactada pela tempestade, as equipes da distribuidora encontram dificuldades de deslocamento, devido à queda de árvores e alagamentos de vias. A Enel Rio segue atuando para normalizar o serviço o mais rápido possível”, afirmou a empresa em comunicado.

A distribuidora acionou seu plano de emergência assim que ocorreu a interrupção no fornecimento e mobilizou reforços de equipes em campo. De acordo com a Enel, os técnicos trabalharam durante toda a madrugada realizando reparos nos sistemas danificados.

“A distribuidora acionou imediatamente o seu plano de emergência e reforçou o número de equipes em campo, que trabalharam durante toda a madrugada para realizar os reparos necessários para restabelecer o serviço.”

error: Não é possível copiar.