Prorrogados prazos para o licenciamento anual de veículos de 2024, no RJ: Confira os novos prazos
[Foto: Richard Souza / AN]
O Detran.RJ anunciou a prorrogação dos prazos para o licenciamento anual de veículos em 2024, conforme publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (27/03). O novo calendário estabelece as seguintes datas:
- Para veículos com final de placa 0, 1 e 2: o prazo foi estendido até 31 de julho de 2024.
- Para veículos com final de placa 3, 4 e 5: o licenciamento pode ser realizado até 31 de agosto de 2024.
- Para veículos com final de placa 6, 7, 8 e 9: o prazo final passa a ser 30 de setembro de 2024.
É importante observar que o licenciamento é realizado de forma totalmente digital. Para obter o documento de 2024, os proprietários devem pagar a Guia de Regularização de Taxas (GRT), disponível no site do Bradesco. Além disso, é necessário quitar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e as multas de trânsito vencidas.
Após a compensação dos pagamentos, o documento digital, chamado de CRLV-e, estará disponível para o usuário no Posto Digital Detran.RJ, no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou pelo portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
O processo para obtenção do documento varia dependendo se é uma pessoa física ou jurídica:
Para pessoa física:
- Através do Posto Digital Detran.RJ: O usuário deve acessar o site do Detran.RJ, entrar na aba Posto Digital, selecionar o veículo a ser consultado, e emitir o CRLV-e.
- Pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT): O usuário deve instalar o app, cadastrar-se, e baixar o CRLV digital.
Para pessoa jurídica:
- Através do Portal de Serviços da Senatran: Requer o uso de Certificado Digital ICP-Brasil emitido em nome da pessoa jurídica proprietária do veículo.
É importante ressaltar que alguns motivos podem impedir a geração do documento de licenciamento, como não pagamento de taxas, restrições administrativas ou judiciais, entre outros. Se o documento não for gerado após o pagamento, o usuário deve verificar o motivo em uma das unidades do Detran.RJ.
Com informações da Comunicação do Governo do RJ.