Emprego e RendaRio de Janeiro

Previ-Rio anuncia novas regras para recadastramento anual obrigatório (prova de vida) em 2024

[Image: Ilustrativa]

O Previ-Rio divulgou as regras para o Recadastramento Anual Obrigatório (Prova de Vida) da previdência municipal, que terá início em janeiro de 2024. Servidores inativos da Prefeitura, segurados do Instituto e pensionistas do Funprevi devem ficar atentos às alterações neste ano.

O Recadastramento Anual Obrigatório do Previ-Rio terá algumas modificações em 2024, visando aprimorar o processo e facilitar a participação dos servidores inativos, segurados do Instituto e pensionistas do Funprevi. As principais mudanças incluem:

  1. Unificação da Convocação: A convocação para o recadastramento será realizada exclusivamente pelo mês de aniversário, tanto para o formato digital quanto para o presencial.
  2. Alteração no Sistema Presencial: No recadastramento presencial, não será mais utilizado o final de matrícula como nos anos anteriores. O comparecimento ao Previ-Rio para pensionistas qualificadas como filhas solteiras será necessário no mês de aniversário, para assinar declaração específica de estado civil e apresentar certidão de nascimento atualizada.
  3. Opções de Recadastramento: Os servidores e pensionistas terão duas opções de recadastramento: pela internet, utilizando o reconhecimento facial no sistema e.gov, ou presencial, exclusivamente no Banco Santander.
  4. Prova de Vida Digital: Para a Prova de Vida digital, é necessário possuir uma conta no aplicativo e.gov do Governo Federal, acessível em https://www.gov.br/pt-br/apps/app-gov.br, e ter carteira de motorista (CNH) ou biometria cadastrada no TSE.
  5. Calendário: O recadastramento iniciará com os aniversariantes de janeiro, estendendo-se ao longo do ano de acordo com o calendário estabelecido. O não cumprimento do recadastramento resultará na suspensão temporária do pagamento.

O Previ-Rio ressalta que a Prova de Vida visa aperfeiçoar o cadastro geral de dados, garantindo o pagamento regular dos beneficiários (inativos e pensionistas), prevenindo fraudes e depósitos indevidos. Todas as regras e o calendário estão disponíveis na portaria publicada na edição do D.O Rio, de 29 de dezembro de 2023.

Instruções detalhadas para a Prova de Vida Digital estão disponíveis no site do Instituto: http://www.rio.rj.gov.br/web/previrio. É fundamental que os interessados sigam as orientações para garantir o sucesso do recadastramento anual obrigatório.

error: Não é possível copiar.