Mobilidade e transporteRio de Janeiro

Prefeito Eduardo Paes critica RioCard e destaca implementação do Jaé no Rio de Janeiro

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Arquivo / Richard Souza / GE]

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, utilizou suas redes sociais para criticar o RioCard e defender o novo sistema de bilhetagem eletrônica do transporte público municipal, o Jaé. Na publicação, Paes escreveu:

“Sobre o Jaé! Quem defende RioCard defende empresário de ônibus e a Caixa Preta dos transportes! Acabou a farra da Fetranspor dona do RioCard!”.

Em um vídeo divulgado na mesma postagem, o prefeito destacou que o novo sistema foi desenvolvido para retirar o controle da bilhetagem das mãos dos empresários de ônibus, afirmando:

“Nós estamos tirando das mãos dos empresários de ônibus (‘as raposas’) a possibilidade de cuidarem do ‘galinheiro’.”

A publicação do prefeito pode ser conferida no final desta matéria.

Jaé: novo sistema de bilhetagem eletrônica

Paes explicou que o Jaé já está implantado e pode ser utilizado por passageiros que dependem exclusivamente do transporte municipal, permitindo o uso integrado entre os modais municipais. Contudo, o prefeito informou que o início da operação exclusiva do sistema será adiado.

Segundo o prefeito, o Jaé poderá oferecer maior transparência e controle público no transporte coletivo, afastando a Fetranspor, entidade que representa as empresas de ônibus, do gerenciamento da bilhetagem.

O Jaé pode ser utilizado por cartão ou por aplicatico de celular, via QR-Code. O aplicativo conta com versão Android e versão iOS.

Publicação do prefeito:

error: Não é possível copiar.