BrasilCiência e Tecnologia

Portal Gov.br lança assistente de voz para acessibilidade

[Foto: Divulgação / Anderson Riedel / Serpro]

O portal de serviços do governo, Gov.br, começou a oferecer, a partir deste sábado (12/04), uma nova funcionalidade voltada especificamente para cidadãos com deficiência visual. Agora, durante o procedimento de reconhecimento facial necessário para a transição das contas “bronze” para “ouro” e “prata”, esses cidadãos podem contar com um assistente de voz. Desenvolvida pelo Serpro, empresa pública de Tecnologia da Informação (TI), essa tecnologia assistiva também será expandida para facilitar a busca de conteúdos, tornando mais acessíveis os mais de 4.800 serviços oferecidos.

Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital, ressaltou a importância dessa iniciativa para garantir que todos os brasileiros tenham acesso às facilidades do Gov.br. Ele afirmou: “A transformação digital só será plena quando todos os brasileiros tiverem acesso às facilidades do Gov.br. Trabalhamos para oferecer essa nova funcionalidade pensando na inclusão dessas pessoas, nas formas que elas podem exercer a cidadania digital”.

A nova funcionalidade representa um avanço nesse compromisso. Gersumino Madela, gerente da divisão de Soluções para Transformação Digital do Serpro, explicou: “O Portal Gov.br é uma plataforma de gestão de conteúdo, então o usuário institucional pode personalizar a página como desejar. Os editores têm acesso a uma ferramenta especialmente voltada para testar o nível de acessibilidade de cada página, alertando sobre cada inconsistência”, concluiu.

De acordo com informações do Serpro, o plano é iniciar o desenvolvimento da funcionalidade de busca por conteúdo por comando de voz no próximo mês. Essa expansão da acessibilidade considera que, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) de 2022, aproximadamente 6,5 milhões de brasileiros enfrentam dificuldades para enxergar, mesmo utilizando óculos ou lentes de contato.

Gov.br

O Portal Gov.br foi lançado e agosto de 2019 pelo então presidente Jair Messias Bolsonaro. O projeto tem como objetivo unificar os canais digitais do governo federal, através de uma visão transformadora da relação entre o cidadão e o Estado, centrada na simplicidade e nas necessidades dos usuários de serviços públicos.

O espaço que reúne, de forma integrada, serviços para o cidadão e informações sobre todas as áreas de atuação do governo. Ao consolidar os sites do governo, o portal gov.br se torna a entrada única para as páginas institucionais da administração federal, levando aos cidadãos um canal direto e ágil de interação com os órgãos federais. Até o momento, já foram consolidados 624 domínios.

Segundo o Governo Federal, todos os órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Federal fazem parte desse processo de integração.

Com informações de Serpro

error: Não é possível copiar.