CarnavalRio de JaneiroSegurança e Defesa Civil

Policiamento reforçado no interior reduziu criminalidade no Carnaval 2025, segundo governo

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Richard Souza / GE]

O Carnaval 2025 no interior do Estado do Rio de Janeiro foi marcado por uma redução significativa nos índices de criminalidade, reflexo do reforço no policiamento realizado pela Secretaria de Estado de Polícia Militar. Mais de 12.500 policiais foram mobilizados em efetivo extraordinário para garantir a segurança da população e dos turistas que aproveitaram as festividades.

As análises preliminares apontam quedas expressivas em diversos crimes entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março. Na Região dos Lagos, um dos principais destinos turísticos do estado, os furtos a transeuntes e roubos de rua registraram redução de 72%, enquanto os roubos de aparelhos celulares caíram 69% e os roubos a coletivos tiveram queda de 100%. O monitoramento foi reforçado com a presença de um carro-comando da corporação em Cabo Frio, equipado com câmeras de reconhecimento facial e videomonitoramento.

Na Região Serrana, que inclui os municípios atendidos pelo 7º Comando de Policiamento de Área (CPA), 67 pessoas foram conduzidas entre presos e apreendidos, e três armas de fogo foram arrecadadas. Já no Sul Fluminense, que engloba cidades como Volta Redonda, Angra dos Reis e Barra do Piraí, os roubos de veículos caíram 100%, e os roubos de rua e a letalidade violenta reduziram 50%.

A tecnologia de reconhecimento facial auxiliou na captura de 16 foragidos da Justiça durante as festividades, sendo dois deles no município de Volta Redonda.

O planejamento da Polícia Militar considerou as características regionais e o fluxo de foliões para distribuir o efetivo de forma estratégica, garantindo um Carnaval mais seguro para moradores e visitantes do interior do estado.

error: Não é possível copiar.