Carnaval de Araruama reuniu foliões de todas as idades no Bloco das Piranhas
[Foto: Richard Souza / GE]
O tradicional Bloco das Piranhas de Araruama arrastou uma multidão pela orla do Centro na segunda-feira (03) de Carnaval. A concentração começou no final da tarde, reunindo foliões fantasiados de diferentes estilos e idades. O percurso seguiu pela Rodovia Amaral Peixoto até a frente da Praça Antônio Raposo, mantendo a animação até a noite.
A diversidade do público foi um dos destaques do evento. Crianças, adolescentes, adultos e idosos participaram da festa, muitos deles com trajes criativos. Entre os foliões, havia desde personagens infantis até figuras icônicas do entretenimento e da cultura popular.
A alegria do Carnaval nas palavras dos foliões
Durante o desfile, os participantes compartilharam suas experiências e a motivação para prestigiar o Bloco das Piranhas. Para Rafael, um dos entrevistados, o evento foi um dos pontos altos do Carnaval em Araruama. “Lindo, gostei muito. Minha esposa quer morar aqui. Muito bom, muito bom”, comentou, destacando a organização do bloco. Para ele, o Carnaval representa um momento de encontro entre família e amigos.
Cristina, de 62 anos, ressaltou o papel do Carnaval na promoção da alegria e do convívio social. “É a única vez que tem todas as alegrias, brincadeiras, tudo direitinho para harmonizar o povo, que anda muito triste com tudo que tem acontecido”, disse, enquanto desfilava fantasiada de Mulher Maravilha ao lado da filha, do neto e de amigos.
Entre os foliões, um casal fantasiado de Shrek e Fiona chamou a atenção ao inverter os papéis. “A ideia foi divertir as crianças, porque elas gostam desses temas. Compramos a maquiagem corporal e investimos na fantasia”, explicaram. A participação no bloco já é tradição para eles. “Moramos aqui há 19 anos, e esse já é nosso 16º ano participando.”
Karen e Tamara optaram por um visual prateado inspirado no personagem Freddie Mercury Prateado, do programa humorístico “Pânico”. “A gente tá por aí fazendo os outros rir”, disse Karen. A dupla já participou de outros dias de folia e cogita inovar nos próximos. “Vamos ver se amanhã a gente não vem de Oscar, todo dourado.”
Outra participante, fantasiada de índia, afirmou que sua vestimenta é uma homenagem às suas raízes. “Minha avó é índia, então desde pequena sempre me vesti assim. Amo a descendência indígena, tá no sangue”, contou. Recém-chegada a Araruama, afirmou que o Carnaval foi um dos fatores que a fizeram se apaixonar pela cidade.
O Carnaval como tradição cultural
Além dos foliões, representantes da cultura carnavalesca local também marcaram presença. Val Martins, presidente do bloco ABC Sensação de Araruama, destacou a importância da festa para a cidade. “Estou há 40 anos em Araruama e amo o carnaval.”
Confira, a seguir, as entrevistas realizadas com foliões que acompanharam o Bloco das Piranhas de Araruama.