JustiçaPolítica

Polícia Federal prende 36 candidatos às eleições municipais de 2024 em nove estados

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Ilustrativa]

A Polícia Federal (PF) prendeu, até o dia 20 de setembro, 36 candidatos que concorrem às eleições municipais de 2024. As detenções ocorreram em nove estados brasileiros, incluindo Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Maranhão, Acre, Rio Grande do Sul, Sergipe, Roraima, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

Segundo a PF, os mandados de prisão abrangem crimes como tráfico de drogas, corrupção ativa, imigração ilegal, porte de arma, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, crimes sexuais e inadimplência de pensão alimentícia.

TSE

A partir do sábado (21/09) até 8 de outubro, candidatos não podem ser presos, exceto em flagrante delito, de acordo com o Código Eleitoral, que visa assegurar o equilíbrio nas eleições e garantir o direito ao voto e à candidatura.

Caso ocorra prisão de algum candidato nesse período, a Justiça Eleitoral será acionada para verificar a legalidade da detenção, “a relaxará e promoverá a responsabilidade do coator”. 

Para as Eleições Municipais de 2024, mais de 463 mil candidaturas foram registradas, sendo que a maioria (93%) disputa vagas para vereador, e 45 mil candidatos tentam a reeleição.

“Nos locais onde houver a necessidade de nova escolha entre os dois mais votados para definir, em 2º turno, quem irá comandar a prefeitura, os concorrentes não poderão ser presos ou detidos a partir do dia 12 de outubro. Assim como no 1º turno, a única exceção diz respeito a casos de flagrante delito.”

*Com informações de PF e TSE

error: Não é possível copiar.