PolíticaRio de JaneiroSegurança e Defesa Civil

PF investiga compra de votos com oferta de vagas no SUS nas eleições de 2024

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Ilustrativa]

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (21), a Operação Saúde Eleitoral, que investiga um suposto esquema de compra de votos nas eleições municipais de 2024 em Queimados, na Baixada Fluminense, região metropolitana do Rio de Janeiro. Segundo as investigações, os suspeitos ofereciam vagas para atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) em troca de apoio político.

A operação cumpre nove mandados de busca e apreensão em Queimados e em Brasília. Além disso, a Justiça determinou o sequestro e bloqueio de bens, valores e ativos incompatíveis com a renda dos investigados, bem como o afastamento de alguns envolvidos de suas funções públicas.

De acordo com a PF, centenas de agendamentos para consultas médicas no SUS teriam sido direcionados de forma irregular a eleitores específicos. O esquema utilizava os sistemas informatizados do SUS, principalmente o Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), responsável pela gestão das filas de atendimento em hospitais e postos de saúde.

As investigações tiveram início após uma notícia-crime encaminhada pela Câmara Municipal de Queimados, denunciando que agendamentos em diversas especialidades médicas estavam sendo manipulados por pessoas que reservavam as vagas em troca de votos.

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, inserção de dados falsos em sistema de informação e corrupção eleitoral. Em caso de condenação, as penas podem chegar a 24 anos de reclusão.

À época das supostas irregularidades, o município era administrado pelo atual prefeito, Glauco Kaizer, reeleito em 2024.

Com informações da Agência Brasil.

error: Não é possível copiar.