BrasilSaúde

OMS elogiou a criação de comitê brasileiro para eliminação da tuberculose e de outras doenças

[Foto: Julia Prado / MS]

A Organização Mundial da Saúde (OMS) elogiou o Brasil pela criação do Comitê Interministerial para a Eliminação da Tuberculose e de Outras Doenças Determinadas Socialmente (CIEDS). A iniciativa, estabelecida por meio de decreto presidencial, de autoria do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem como objetivo reunir nove ministérios para priorizar o fim da tuberculose e abordar os principais impulsionadores da epidemia, como a pobreza e a subnutrição.

De acordo com a diretora do Programa Global de Tuberculose da OMS, Dra. Tereza Kasaeva, o Brasil fez progressos rápidos nos últimos seis meses ao criar o CIEDS e priorizar o fim da tuberculose, tornando-se uma inspiração para outros líderes. Durante uma visita de alto nível a Brasília, ela se reuniu com a ministra da Saúde, Dra. Nísia Trindade Lima, e sua equipe, representantes da sociedade civil e outros especialistas em saúde, para expressar sua gratidão pelos impressionantes avanços do país na luta contra a tuberculose e apresentar preparativos para a próxima Reunião de Alto Nível da ONU sobre TB em setembro.

A OMS recomenda o trabalho conjunto entre os setores para acabar com a epidemia de TB, como destacado no Marco de Responsabilidade Multissetorial para o fim da tuberculose. O CIEDS será coordenado pelo Ministério da Saúde e incluirá representantes de outras pastas, como Ciência, Tecnologia e Inovação, Educação, Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Fome, Direitos Humanos e Cidadania, Igualdade Racial, Integração e Desenvolvimento Regional, Justiça e Segurança Pública e Povos Indígenas. A expectativa é que a iniciativa apoie o plano ambicioso do Brasil de acabar com a tuberculose e abordar os principais impulsionadores da epidemia.

A publicação “WHO applauds Brazil’s leadership in advancing multisectoral engagement towards ending TB”, datada de 21 de abril de 2023, está disponível no link https://www.who.int/news/item/21-04-2023-who-applauds-brazil-s-leadership-in-advancing-multisectoral-engagement-towards-ending-tb

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.