O primeiro bebê nascido na rede estadual de saúde do RJ em 2024 é menino
No Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, o pequeno João Roberto tornou-se o primeiro bebê a nascer em uma maternidade da rede da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ) no ano de 2024. Com 2.960kg e 46cm, ele chegou ao mundo às 02h52 do dia 1º de janeiro, trazendo alegria e emoção para sua mãe, Gabriela Lima, de 24 anos.
Gabriela expressa sua gratidão, destacando que a gestação foi desafiadora, tornando o nascimento de João Roberto um verdadeiro milagre. O bebê veio ao mundo com 37 semanas e dois dias de gravidez. A mãe, residente em São João de Meriti, realizava o pré-natal em um posto de saúde local, mas precisou de atendimento de emergência para o parto. Ambos passam bem, e a previsão é que recebam alta ainda esta semana.
O Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart, pioneiro na rede estadual, é especializado em gestações de médio e alto risco. Destaca-se pelo atendimento humanizado, contando com a maior UTI neonatal do estado, composta por 53 leitos. Até novembro de 2023, a unidade realizou mais de 3.300 partos e mais de 41 mil consultas, reforçando seu papel essencial no cuidado à saúde materna e infantil.
As práticas humanizadas adotadas pela equipe do hospital, como o método Canguru, que promove o contato precoce do bebê com os pais, contribuem para uma recuperação mais rápida e a redução do tempo de internação dos recém-nascidos. O método, que proporciona uma hora de contato do bebê com o calor do colo dos pais, demonstra benefícios como a redução do estresse, das taxas de infecções e o estímulo à amamentação.