Número de mortos em acidente na BR-116 sobe para 41; motorista da carreta segue foragido
O número de mortos no acidente envolvendo um ônibus e uma carreta na BR-116, em Teófilo Otoni, Minas Gerais, na madrugada de sábado (21/12), subiu para 41. A Polícia Civil de Minas Gerais confirmou neste domingo (22) que 11 vítimas já foram identificadas, e duas delas tiveram os corpos liberados para as famílias. Desses, sete são do sexo masculino, incluindo um adolescente de 12 anos, e quatro do sexo masculino.
De acordo com as investigações preliminares, o acidente ocorreu após um bloco de granito, transportado pela carreta, se soltar e atingir um ônibus de viagem que seguia no sentido oposto. Após o impacto, o coletivo pegou fogo. Um carro de passeio também colidiu com a carreta, deixando três ocupantes gravemente feridos.
A investigação aponta para excesso de peso na carga da carreta como uma possível causa do acidente. O motorista do veículo, que, segundo informou a PCMG, está com a carteira de habilitação suspensa a 2 anos, permanece foragido. O nome do motorista não foi divulgado.
As forças de segurança ampliaram as buscas pelo condutor, que pode estar em Minas Gerais, Espírito Santo ou Bahia. As autoridades pedem que ele se apresente à polícia.
Acidente
O episódio ocorreu nas proximidades das comunidades da Liberdade e da Lajinha e envolveu um ônibus, uma carreta e um carro de passeio, segundo informações da PRF. O ônibus da empresa Entram saiu de São Paulo na sexta-feira (20/12) e tinha como destino Vitória da Conquista (BA).
O acidente, segundo informações iniciais, teria ocorrido quando um ônibus teve um pneu estourado e colidiu frontalmente com uma carreta. Em seguida, um carro que vinha logo atrás também foi atingido. O coletivo se incendiou após o impacto. As causas seguem sendo analisadas.
De acordo com informações, cerca de 13 pacientes foram encaminhados aos hospitais do município, sendo que na UPA foram atendidos 7 pacientes. Um deles recebeu os primeiros atendimentos na própria unidade e, posteriormente, foi transferido para o Hospital Santa Rosália, no centro da cidade. Dois pacientes receberam medicação e quatro foram liberados. Uma criança permanece em observação na unidade.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram momentos após o acidente:
TRAGÉDIA: Acidente entre ônibus e carreta na Br 116 emTeófilo Otoni deixa 37 mortos. 🥲 pic.twitter.com/fiBmKW3hJA
— Freu Rodrigues (@freu_rodrigues) December 21, 2024
O acidente interrompeu o tráfego na BR-116 por várias horas. As autoridades seguem trabalhando para identificar as vítimas e investigar as circunstâncias que levaram ao acidente. A BR-116 é conhecida por seu alto índice de acidentes.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), até as 11:17h do sabádo “em Teófilo Otoni, no km 285 da BR116, pista parcialmente interditada, em sistema de “pare e siga”, em virtude de acidente no local.”