Nova Academia de Bombeiros em Petrópolis será inaugurada em 2024
[Foto: Divulgação / Governo do RJ]
Segundo divulgado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, no primeiro semestre de 2024, o Estado do Rio de Janeiro contará com uma nova Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II em Petrópolis. Destinada aos cursos de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros, a sede terá capacidade para atender a 150 cadetes e 400 servidores. Nesta sexta-feira (23 de junho), os secretários de Defesa Civil, coronel Leandro Monteiro, e de Governo, Bernardo Rossi, vistoriaram as obras, que estão bem avançadas.
A nova Academia Militar contará com quatro alojamentos, auditório, torre de treinamento, ambiente confinado, pátio de formatura e espaço para instrução de salvamento terrestre. Com um investimento total previsto de R$ 40 milhões nas edificações, a academia terá também instalações voltadas para atividades profissionais dos Bombeiros Militares, incluindo um complexo esportivo com quadra poliesportiva e piscina semiolímpica.
Além de ser um importante centro de formação para os oficiais do Corpo de Bombeiros, a nova academia representa um marco na atenção permanente à prevenção de tragédias naturais na Região Serrana do estado. A localização estratégica proporcionará um suporte significativo à região, que historicamente enfrenta desafios relacionados a ocorrências durante períodos de estiagem e chuvas de verão.
A propriedade, localizada na Fazenda Inglesa às margens da BR-040, possui aproximadamente 30 mil metros quadrados, com 10 mil metros quadrados de área construída. Anteriormente, o local serviu como Centro de Treinamento dos Correios e Telégrafos, até ser adquirido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro em 2013 para a instalação da Academia de Formação de Bombeiros.
A inauguração da nova Academia de Bombeiros em Petrópolis será um marco para a formação de futuros oficiais e para o fortalecimento das ações de prevenção e atuação do Corpo de Bombeiros na região. O investimento demonstra o comprometimento do Governo do Estado em proporcionar recursos adequados para o treinamento e capacitação dos bombeiros, visando a segurança e o bem-estar da população do Rio de Janeiro.
Com informações no Núcleo de Imprensa do Governo do RJ.