BrasilPolítica

Moraes pede comprovação de convite para posse de Trump em pedido de viagem de Bolsonaro

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Rosinei Coutinho / SCO / STF]

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresente um documento oficial do governo dos Estados Unidos que comprove o convite formal para a cerimônia de posse de Donald Trump. A decisão, publicada neste sábado (11/01), é uma resposta ao pedido da defesa para liberação do passaporte de Bolsonaro.

O ex-presidente solicitou à Corte a devolução do documento, apreendido em fevereiro de 2024, para viajar aos Estados Unidos entre 17 e 22 de janeiro. Segundo o pedido, Bolsonaro participaria da posse de Trump, marcada para o dia 20, em Washington. No entanto, Moraes apontou que a solicitação não foi acompanhada de provas suficientes que justifiquem a viagem. “Antes de sua análise, porém, há necessidade de complementação probatória, pois o pedido não veio devidamente instruído com os documentos necessários”, escreveu o ministro.

Bolsonaro teve o passaporte retido no contexto da Operação Tempus Veritatis, conduzida pela Polícia Federal, que investiga uma suposta organização criminosa envolvida em ações para abalar o Estado Democrático de Direito no Brasil. Desde então, a defesa já tentou reaver o documento em pelo menos duas ocasiões, mas os pedidos foram negados.

Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro compartilhou em suas redes sociais um vídeo gravado durante sua estadia em Mabucaba, distrito de Angra dos Reis (RJ). Nas imagens, Bolsonaro aparece sentado ao lado de apoiadores, segurando um celular. Em tom descontraído, ele declara: “De Mabucaba para Washington”.

error: Não é possível copiar.