BrasilSaúde

Ministério da saúde relança caderneta da criança

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Divulgação / Peter Ilicciev / CCS Fiocruz]

O Ministério da Saúde anunciou, nesta sexta-feira (05/04), o relançamento da 6ª edição da Caderneta da Criança – Passaporte da Cidadania. O evento ocorreu durante as celebrações do centenário do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), no Rio de Janeiro. Após quatro anos de interrupção, a impressão e distribuição física da caderneta acidiona a inclusão das vacinas contra a Covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação.

Até o momento, todas as regiões do Brasil já foram contempladas com um total de 6,4 milhões de exemplares. De acordo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o relançamento da sexta edição representa a garantia do direito das crianças e das famílias.

“Ela orienta os responsáveis desde o primeiro momento de vida, sobre as vacinas e todos os cuidados com a criança. É uma caderneta da saúde e da cidadania”, destacou.

A Caderneta da Criança funciona como um registro abrangente de saúde para crianças até 9 anos, contendo histórico de vacinação, orientações sobre desenvolvimento físico e mental, além de aspectos da educação, direitos garantidos e prevenção a violências.

A coordenadora de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente do Ministério da Saúde, Sonya Isoyama Venancio, ressaltou o papel fundamental desse instrumento como um suporte técnico para todas as ações da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança. “Um dos seus objetivos é reduzir a mortalidade infantil, mas não somente isso: é uma garantia do pleno desenvolvimento de todas as crianças”, afirmou.

A caderneta é uma ferramenta tanto para os pais quanto para os profissionais de saúde, oferecendo uma visão completa do bem-estar da criança, com informações atualizadas sobre temas como aleitamento materno, alimentação saudável, desenvolvimento da visão e audição, saúde bucal e recomendações para o uso seguro de eletrônicos.

Além da versão física, a Caderneta da Criança também está disponível digitalmente, em formatos para meninas e meninos. O Ministério da Saúde informou que já realizou a distribuição para todas as 26 secretarias estaduais e do Distrito Federal, assim como para todas as secretarias municipais de saúde das capitais e para os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Além disso, a nova edição da caderneta apresenta uma mudança de cores de capa, passando para verde para os meninos e roxo para as meninas.

Buscando garantir a abrangência e a segurança do material, foi calculada uma margem adicional para situações de emergência, como enchentes, deslizamentos, incêndios ou perdas, permitindo que os responsáveis possam solicitar outro exemplar em Unidades Básicas de Saúde ou nas Secretarias Estaduais ou Municipais de Saúde. A iniciativa reflete o compromisso do Ministério da Saúde com a promoção da saúde infantil em todos os territórios e em quaisquer condições.

Estrutura

Visando fornecer informações cruciais para famílias, cuidadores e profissionais de Saúde, a Caderneta é dividida em duas partes.

A primeira parte, direcionada para famílias e cuidadores, aborda temas como amamentação, prevenção de acidentes e a importância do afeto no desenvolvimento infantil. Além disso, o calendário de vacinação segue as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI), incluindo doses contra meningite (ACWY), tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), febre amarela, HPV e a pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza).

Já a segunda parte da caderneta é voltada para profissionais de saúde, servindo como um instrumento de apoio ao trabalho das equipes de atenção primária. Neste contexto, a caderneta possibilita o registro de consultas e do desenvolvimento das crianças, além de oferecer qualificação online para os agentes de saúde aproveitarem melhor o material.

Outro destaque da Caderneta da Criança é o acompanhamento intersetorial, permitindo que profissionais de outras áreas, como educação, também façam registros no livreto.

error: Não é possível copiar.