AgriculturaBrasilSaúde

Ministério da Saúde descarta casos de influenza aviária em humanos no país

[Foto: Aline Souza / AN]

O Ministério da Saúde informou neste sábado (20/05) que os 33 casos suspeitos de influenza aviária em humanos tiveram resultados negativos. Segundo a pasta, dois novos casos estão em investigação.

As suspeitas descartadas tratavam-se de pessoas que trabalham em um parque no estado do Espírito Santo, onde foram detectados os primeiros 3 casos da doença em aves silvestres.

Dos 33 casos investigados pela pasta, um homem de 61 anos apresentou sintomas gripais leves e, conforme o protocolo de vigilância sanitária, ele foi colocado em isolamento e monitorado por equipes de saúde do município, sendo liberado por também apresentar resultado negativo para Influenza Aviária (H5N1).

As amostras foram analisadas pelo laboratório da Fiocruz, localizado no Rio de Janeiro, sendo em seguida encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Espírito Santo.

De acordo com o Ministério da Saúde, “é importante ressaltar que não foram registrados casos confirmados de influenza aviária A (H5N1) em humanos no Brasil. A transmissão da doença ocorre por meio de contato com aves doentes, vivas ou mortas. E, de acordo com o que foi observado no mundo, o vírus não infecta humanos com facilidade e, quando isso ocorre, geralmente a transmissão de pessoa para pessoa não é sustentada”.

Casos em Investigação

O Ministério da Saúde informou também neste sábado (20/05) que dois casos suspeitos de Influenza Aviária (H5N1) estão sob investigação.

Os dois pacientes estão sintomáticos e aguardam o resultado dos exames. Ambos estão em isolamento e sendo monitorados pelas equipes de saúde.

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.