Rio de JaneiroSegurança e Defesa Civil

Maricá suspende aulas e prepara-se para fortes chuvas e frente fria

[Foto: Richard Souza / AN]

A Prefeitura de Maricá, por intermédio da Secretaria de Educação, optou por suspender as aulas das escolas municipais nesta sexta-feira (22/03), devido à passagem de uma frente fria pelo litoral do Estado do Rio de Janeiro. Esta frente fria trará consigo previsões de chuvas intensas, acompanhadas de raios e rajadas de vento, até o final de semana, abrangendo os dias 23 e 24/03.

Segundo a Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá, a tendência é que as chuvas ocorram entre quinta-feira (21/03) e domingo (24/03), podendo atingir uma intensidade moderada a forte, com acumulados significativos em 24 horas, além de raios e rajadas de vento. As temperaturas também estarão em declínio ao longo deste período.

Para sexta-feira (22/03), a previsão indica céu nublado a encoberto, com possibilidade de pancadas de chuva moderada a forte e raios a qualquer momento. Os ventos apresentarão intensidade fraca a moderada, com rajadas. As temperaturas previstas variam entre 23°C (mínima) e 28°C (máxima).

A Marinha do Brasil emitiu um Aviso de Ressaca para todo o litoral de Maricá, a partir das 9h de sexta-feira (22/03), com ondas podendo alcançar até 3 metros de altura. Este alerta estará em vigor até as 9h de domingo (24/03).

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais para sexta-feira (22/03), em virtude das condições climáticas adversas no Estado do Rio de Janeiro, com a chegada da frente fria e a previsão de chuvas fortes, raios e rajadas de vento. Esta decisão foi anunciada pelo prefeito em suas redes sociais.

Os órgãos e secretarias municipais envolvidos no plano de contingência da chuva já estão em prontidão desde quinta-feira (21/03) e permanecerão assim até domingo (24/03). As aulas na rede municipal de ensino também foram suspensas para evitar riscos no deslocamento de alunos, professores e demais membros da comunidade escolar.

Os serviços essenciais de saúde, no entanto, permanecerão em funcionamento normal, oferecendo atendimento 24 horas. Isso inclui o Hospital Conde Modesto Leal (Centro), a UPA de Inoã, o Pronto Atendimento Santa Rita (Itaipuaçu) e o SAMU 192. As Unidades de Saúde da Família (USF) e da atenção especializada também manterão as consultas e procedimentos agendados, dentro do possível.

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá conta com equipes de plantão 24 horas, prontas para atender chamados de emergência pelos telefones 199 e (21) 2637-1999, além dos contatos via WhatsApp: (21) 98294-3235 e (21) 98263-0048.

A Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) e a autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) estão com todo o maquinário preparado para atuar na desobstrução de vias, caso necessário. Agentes da Seop, Guarda Municipal, Trânsito, além de equipes da Empresa Pública de Transportes e secretarias de Iluminação Pública, Habitação, Proteção Animal, Agricultura e Cidade Sustentável também estão mobilizadas para assegurar a prestação de diversos serviços públicos e prestar auxílio aos moradores.

A Secretaria de Assistência Social, em conjunto com a Defesa Civil e a Secretaria de Educação, está pronta para realizar o acolhimento da população em dez pontos de apoio estratégicos, definidos pela prefeitura em caso de necessidade, bem como nos dois abrigos temporários que serão instalados em escolas municipais, conforme o plano de contingência.

Segue abaixo a lista de pontos de apoio e abrigos temporários:

Pontos de Apoio:

  1. Vale da Figueira e Bananal
    • Escola Municipal Amanda Pena, Rua Ermínio Ferreira da Silva
  2. Mumbuca e Avenida
    • Escola Municipal Joaquim Eugênio, Rua Ledo Barroso Bittencourt
  3. Itaipuaçu
    • Centro Evangelístico (IDE), Av. Carlos Marighella (esquina com Rua 44)
  4. Inoã (MCMV)
    • Escola Municipal Aniceto Elias, Rua Leonardo José Antunes
  5. Bairro da Amizade
    • Escola Municipal Marcos Vinícius C. Santana, Avenida Três
  6. Ponta Negra – Sacristia
    • Igreja Evangélica Independente, Avenida Antônio Carlos Jobim
  7. Pedreiras, Parque Eldorado e Mumbuca (Roval)
    • Escola Municipal Carlos Magno Legentil de Mattos, Rua Barão de Inoã, 100
  8. São José do Imbassaí
    • Primeira Igreja Batista, Rodovia Amaral Peixoto, 21
  9. Boqueirão
    • Escola Municipal Maurício Antunes, Rua 63, Estrada do Boqueirão
  10. Parque da Cidade
    • Escola de Samba União de Maricá, Rodovia Amaral Peixoto, km 28,5

Pontos de Apoio Móveis:

  • Ônibus escolares amarelinhos estarão circulando nos quatro distritos da cidade, além do Vale da Figueira.

Abrigos Temporários:

  1. Centro
    • Centro Educacional Joana Benedicta Rangel, Rua Nossa Senhora do Amparo, 240
  2. Itaipuaçu (MGMV)
    • CEPT Leonel Brizola, Av. Jardel Filho (antiga Av. Dois), esquina com Rua Alice Maximiliano de Souza

É imprescindível que a população acompanhe a previsão do tempo e as informações atualizadas pelos canais oficiais da Prefeitura de Maricá. As equipes da Defesa Civil atenderão pelo telefone 199 ou pelo WhatsApp (21) 98294-3235.

Com informações da Comunicação da Prefeitura de Maricá.

error: Não é possível copiar.