BrasilEsporte

Maior rally do mundo em trechos cronometrados será no Brasil

[Foto: Victor Eleuterio / Divulgação Sertões 2022]

Edição comemorativa dos 30 anos do Rally dos Sertões será a maior competição contra o relógio do mundo e vai homenagear o Bicentenário.

Uma edição histórica! Um rally do tamanho do Brasil. O maior de todos!

Será o maior do mundo em trechos cronometrados; o maior Sertões de todos os tempos – 7.216 km, dos quais 4.811km de especiais -, e extremamente desafiador. Um roteiro de 15 dias – 14 dias de competição e um de descanso -, que vai cruzar as cinco regiões do país, 8 estados – PR, SP, MS, MT, TO, PI, MA e PA – e 14 cidades.  Homens e máquinas serão levados ao extremo, portanto o preparo físico e psicológico será fundamental, mas em compensação aqueles que cruzarem a linha de chegada poderão celebrar a maior glória da história do Sertões.  O dia de descanso será em Palmas (TO). A caravana ficará um dia na Região Sul (PR); um dia na Sudeste (SP); quatro dias na Centro Oeste (MS e MT); quatro dias na Nordeste (PI e MA); e cinco dias na Norte (TO e PA).

A prova contará com oito especiais totalmente inéditas e a maior de todos os tempos – 601km contra o relógio – que acontece na 6ª. Etapa, no Mato Grosso, no trecho entre Barra do Garças e São Felix do Araguaia. Até então a maior especial do Sertões foi disputada em 2019, no Jalapão, com 535km. A 10ª etapa é a única em formato de laço, ou seja, os competidores largam e chegam no mesmo lugar, em Bom Jesus do Piauí, passando pelos Cânions do Viana. E as etapas Maratona, na qual os competidores não contam com apoio mecânico, perfazem um total de 914 km. 

Largada e chegada acontecem em locais inéditos. Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, abre a competição. O local está em total consonância com uma das missões do Sertões, de promover tesouros da natureza, principalmente num ano tão especial. Além do que, a cidade faz parte da Tríplice Fronteira com Argentina e Paraguai. E tem história no Sertões: marcou o fim da prova de 2015. Mantendo a tradição, a chegada será no mar, em Salinópolis (PA). Das 29 edições, apenas em 6 delas o Sertões não terminou no mar. Com a maior extensão em três décadas de disputa, a Dunas Race, organizadora do Sertões, criou duas provas à parte para quem não puder fazer o percurso completo: Sertões Sul e Sertões Norte. O primeiro, de 26/8 a 3/9, com um prólogo e sete etapas e término em Palmas (TO). De onde parte o segundo, também com sete etapas. Serão três em um. 

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.