JustiçaPolíticaRio de Janeiro

Juiza decide pela perda de mandato de Marcelo Crivella e aplica multa

[Foto: Richard Souza / AN]

A juíza Márcia Santos Capanema de Souza, da 23ª Zona Eleitoral do Rio de Janeiro, decidiu pela perda do mandato e inelegibilidade do ex-prefeito Marcelo Crivella até 2028. A decisão foi tomada devido ao emprego de assessores da prefeitura para beneficiar a campanha eleitoral de Crivella durante a pandemia de COVID-19, o que prejudicou o equilíbrio da disputa eleitoral.

A juíza entendeu que os assessores foram nomeados e empregados com a finalidade de favorecer diretamente a campanha de Crivella, interferindo negativamente na igualdade de oportunidades entre os candidatos. Além da perda do mandato e da inelegibilidade, Crivella e Marcos Luciano, também envolvido no caso, foram multados em R$ 433.290,00. É importante ressaltar que Crivella ainda tem o direito de recorrer da decisão.

O escândalo dos “Guardiões do Crivella” veio à tona em agosto de 2020, quando a TV Globo revelou que funcionários comissionados da prefeitura eram escalados na porta de unidades de saúde para evitar danos à imagem do então prefeito. Segundo denunciado, eles recebiam orientações para atacar jornalistas e intimidar cidadãos que reclamassem dos hospitais municipais, inclusive interrompendo reportagens da emissora. Segundo as investigações, Marcos Luciano, assessor especial de Crivella na prefeitura, era o responsável por controlar diretamente os “guardiões”.

Durante a campanha eleitoral, aliados de Crivella foram alvos de uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro. O ex-prefeito também enfrentou um processo de impeachment devido ao caso, mas conseguiu barrar sua abertura na Câmara. Além disso, uma CPI foi instaurada para investigar o caso.

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.