Mobilidade e transporteRio de Janeiro

Inauguração do Terminal Mato Alto e expansão do Corredor Transoeste

[Foto: Beth Santos / Prefeitura do Rio]

A Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou, neste domingo (19/5), o Terminal Mato Alto, em Guaratiba, como parte da expansão do corredor Transoeste. Esta é a segunda inauguração de um terminal no corredor, após a entrega do Terminal Magarça em 31 de março. Atualmente, estão em construção os terminais Curral Falso e Pingo D’Água, previstos para conclusão ainda este ano.

O prefeito Eduardo Paes destacou a importância dessas melhorias para a população:

“É a dignidade voltando para a população que sofreu tanto com o abandono desse sistema de transporte durante anos. É muito difícil construir, destruir é muito fácil e reconstruir é mais difícil ainda. Muito bom ver hoje o trabalhador de Guaratiba, Sepetiba, Santa Cruz, Campo Grande chegar num terminal confortável, digno, com cobertura para dias de sol e chuva. Poder entrar num ônibus confortável, digno, novo, com o ar condicionado funcionando.”

O Terminal Mato Alto substitui a antiga estação de 490 m² por uma estrutura significativamente maior de 7.390 m², oferecendo maior conforto e comodidade para os passageiros. A secretária de Transportes, Maína Celidonio, enfatizou a relevância da nova estrutura para atender à demanda da região.

O novo Terminal Mato Alto será operado em conjunto com dois terminais alimentadores de ônibus comuns e vans, totalizando 1.007 m² de área coberta, dois bicicletários de 240 m² com 512 vagas, e uma ciclovia de 2.750 metros de extensão. Atualmente, o terminal alimentador e o bicicletário Norte estão em operação, enquanto as obras para o terminal alimentador e bicicletário Sul começarão na próxima semana, com previsão de conclusão em 90 dias.

Franklin Borges de Arruda, morador local, comentou sobre a melhoria significativa no transporte e na qualidade de vida:

“Esse terminal vai trazer uma melhora na qualidade do transporte. Aqui era horrível. Antigamente eu levava uma hora, uma hora e meia daqui até o Recreio. Hoje eu gasto em torno de 25 minutos, meia hora. Esse tempo disponível gera uma melhor qualidade de vida, mais tempo para eu poder praticar esportes. Além disso, ganhamos um conforto que não tínhamos.”

A obra incluiu dois novos viadutos com 590 metros de extensão total e retornos para veículos comuns. Além disso, uma passarela foi construída no eixo central da Avenida Dom João VI para facilitar o transbordo entre plataformas.

Sete linhas de BRT operarão no novo terminal, além das duas já existentes (linhas 13 e 25). As novas linhas são:

  • Linha 10: Santa Cruz x Alvorada (expresso)
  • Linha 11: Santa Cruz x Alvorada (parador noturno)
  • Linha 12: Pingo D’Água x Alvorada (expresso)
  • Linha 19: Pingo D’Água x Salvador Allende (expresso)
  • Linha 20: Santa Cruz x Salvador Allende (expresso)

Linhas de ônibus que fazem ponto final ou passam pelos terminais alimentadores também foram especificadas, incluindo linhas como 872, 885, 853, entre outras.

A obra do terminal gerou cerca de 450 empregos diretos e indiretos e está sendo entregue cinco meses após a inauguração da Nova Transoeste. A transformação das estações em terminais é parte de um investimento de mais de R$ 180 milhões.

As obras dos terminais Pingo D’Água e Curral Falso continuam, com previsão de entrega ainda este ano. Essas expansões visam melhorar ainda mais a infraestrutura de transporte, proporcionando terminais maiores e mais equipados para atender à crescente demanda da população carioca.

Comunicação da Prefeitura do Rio de Janeiro.

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