Meio AmbienteSanta Catarina

Chuvas em SC: 117 pessoas desalojadas e 654 desabrigados

As intensas chuvas que atingiram Santa Catarina desde a última sexta-feira (17/05) causaram transtornos em pelo menos 24 cidades do estado. Até o final da tarde de domingo (19/05), foram contabilizadas 117 pessoas desalojadas e 654 desabrigadas, totalizando 771 deslocados pelas inundações e deslizamentos. O número aumenta para 925 afetados quando incluídos os 154 desalojados pelas chuvas em São João do Sul entre os dias 11 e 13 de maio.

No domingo, as chuvas começaram a diminuir nas principais áreas afetadas, embora uma massa de ar frio tenha mantido as temperaturas baixas em grande parte de Santa Catarina. A Defesa Civil estadual prevê estabilização das condições climáticas a partir de hoje (20/05), com uma leve alta nas temperaturas. No entanto, ainda há risco moderado de agitação marítima e rajadas de vento de até 50 km/h no litoral sul e na Grande Florianópolis, deixando o mar agitado.

“A condição neste domingo, 19, já é mais favorável. Eventualmente uma garoa, mas a chuva já deu uma trégua, a gente começa a fazer paulatinamente os atendimentos até o retorno da normalidade. Tem situações que preocupam e ainda tem muita água descendo do Vale. Em Taió, Rio do Oeste , Laurentino o nível do rio ainda sobe. Alguns municípios nesse momento estão em emergência, ou seja, já houve o extravasamento da calha do leito natural do rio. Então é preciso que as pessoas ainda se mantenham vigilantes”, disse Fabiano de Souza, secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil.

Rio do Sul

Rio do Sul, localizada no Vale do Itajaí, é o município mais afetado, com 483 desabrigados. O nível do Rio Itajaí Açu alcançou 8,97 metros, transbordando e causando enchentes em diversos bairros.

A Defesa Civil de Rio do Sul registrou o maior volume de chuvas desde julho de 2016, com precipitação acumulada de 152,2 milímetros entre sexta-feira e sábado, superando o recorde anterior de 99,8 milímetros em maio de 2022. Em resposta, a prefeitura decretou situação de emergência.

Além de Rio do Sul, outras sete cidades catarinenses decretaram situação de emergência devido aos efeitos das chuvas: Araranguá, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá, Passo de Torres, São João do Sul e Sombrio.

*Com informações de Governo do estado de SC

error: Não é possível copiar.