BrasilEconomia

IBGE devolve valor da taxa de inscrição do Censo 2020

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Simone Mello/Agência IBGE Notícias]

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) iniciou nesta terça-feira (19) a restituição dos valores pagos pelos inscritos no concurso de seleção para trabalho no próximo Censo 2020.

De acordo com o IBGE, serão restituídos R$ 2.823,775,95 entre os 100.735 candidatos que realizaram o pagamento da taxa de inscrição. O censo 2020 foi adiado para o ano de 2021 em função da pandemia do novo coronavírus.

A devolução dos valores será realizada através do aplicativo Carteira Digital BB, disponível gratuitamente para Android ou iOS. Não é necessário ser correntista do Banco do Brasil para se cadastrar no aplicativo que vai funcionar como uma conta de pagamento digital para a transferência de valores sem cobrança de taxa.

Para o coordenador de Orçamento e Finanças do IBG, Antonio Carlos, essa foi a solução encontrada pelo órgão para evitar que os inscritos tivessem que se dirigir a uma agência do Banco durante a pandemia.

De acordo com o IBGE, os inscritos que tenham fornecido dados inválidos e que constem com irregularidades no CPF, serão contactados via telefone pelo Instituto. Também será realizado contato para os candidatos menores de idade que deverão indicar um responsável maior de 18 anos para receber a restituição do valor.

Como utilizar o app

Após baixar Carteira Digital BB a na loja de aplicativos do celular, o candidato deve selecionar “criar carteira BB” e em seguida preencher o cadastro com CPF, nome completo, data de nascimento e número do celular.

A partir do dia 19, o beneficiário deverá selecionar a opção “receber” na tela inicial do aplicativo e responder às perguntas de segurança baseadas nas informações fornecidas quando se inscreveu no processo seletivo. Em seguida, é só clicar em “confirmar” e o dinheiro já estará disponível na conta da Carteira Digital bB.

Com o valor liberado no aplicativo, o beneficiário poderá:

– Sacar a quantia em qualquer caixa eletrônico do Banco do Brasil;

– Transferir para outra conta (TED);

– Transferir para um contato que também tenha a Carteira Digital bB ativa;

– Realizar pagamentos com código de barras ou em estabelecimentos credenciados.

Em caso de dúvidas sobre o aplicativo, o candidato pode entrar em contato com o Banco do Brasil por telefone 0800 729 5293, chat no próprio aplicativo e email atendimento@carteirabb.com.br

*Com informações de IBGE

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.