Governo Federal lança campanha de voluntariado digital contra fake news
[Foto: Ilustrativa]
A circulação massiva de conteúdos falsos tem prejudicado as operações para salvar vidas e reconstruir o Rio Grande do Sul. Diante desse cenário preocupante, o governo federal abriu um canal de diálogo direto com a sociedade através da campanha “Seja um voluntário digital da informação“, com o objetivo de criar uma rede de mobilizadores em todo o território nacional para combater as fake news.
Segundo o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), Paulo Pimenta, as pessoas poderão se cadastrar para receber informações e enviar denúncias, contribuindo assim para a apuração e responsabilização dos autores e propagadores de mentiras. Ele ressalta que existe um movimento coordenado de produção de desinformação sobre a catástrofe climática que assola o povo gaúcho, colocando em risco vidas humanas e a estabilidade da sociedade.
A secretária Nacional de Estratégia e Redes da Secom/PR, Brunna Rosa, destaca que o cadastro de voluntários é o alicerce de um movimento permanente do governo para enfrentar a desinformação, que é uma produção em escala industrial e organizada. Ela enfatiza que além de aplicar golpes, as narrativas falsas visam desacreditar instituições e reputações, gerando um clima de instabilidade, o que representa um verdadeiro desserviço à sociedade e à democracia.
Nesse esforço conjunto, além de identificar e acionar na justiça os responsáveis pela divulgação de notícias falsas, o governo federal está dialogando com as plataformas digitais para solicitar a retirada de conteúdos desinformativos e reivindicar direito de resposta e indenização por dano moral e coletivo.
O formulário de incrição de voluntários pode ser acessado clicando aqui.
Com informações da Comunicação do Governo Federal.