BrasilEducação

Governo e Fenatrad lançam projeto de qualificação para trabalhadoras domésticas

Compartilhe essa notícia!

O governo federal lançou, nesta terça-feira (30/04), o projeto “Mulheres Mil: Trabalho Doméstico e Cuidados”. O objetivo é qualificar empregadas domésticas em todo o país, diante da situação precária e da redução das perspectivas dessas profissionais. O projeto é resultado de uma parceria entre o governo brasileiro e a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad).

Apenas 23% das trabalhadoras domésticas no Brasil estão em condições formais, com carteira assinada e direitos garantidos. A categoria é composta em sua maioria por mulheres (92%) e mulheres negras (61,5%). O governo explicou que a iniciativa busca atender prioritariamente mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, considerando desigualdades de classe, gênero, raça, etnia, orientação sexual, entre outros.

O projeto oferecerá inicialmente 900 vagas em cursos de capacitação profissional. As aulas serão realizadas nos municípios de Aracaju, Salvador, São Luís, São Paulo, Recife, Mesquita (RJ) e Nilópolis (RJ). O governo informou que as primeiras aulas acontecerão ainda em abril, com direito a auxílio transporte e alimentação para as participantes.

Luiza Batista, coordenadora-geral da Fenatrad, expressou a esperança de que o projeto tenha continuidade e não seja apenas um “projeto piloto”. Ela ressaltou que a profissão de trabalhadora doméstica é historicamente desvalorizada no Brasil, com raízes na escravidão.

“Estamos batendo nessa tecla, que esse projeto tenha continuidade, pela política pública que representa”, disse a coordenadora-geral da Fenatrad.

O ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, destacou a importância de uma política de cuidados e enfatizou que o projeto será efetivo. Ele anunciou a celebração de um termo com o Ministério da Educação para esta área de formação.

“Nós temos uma condição de, em cada um dos estados do Brasil, trabalhar um plano que permita que a gente possa garantir um megaplano de qualificação”, informou o ministro.

error: Não é possível copiar.