Governo do RS e Transforma Brasil firmam parceria para mobilização de voluntários
[Mauricio Tonetto / Secom]
O governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), firmou, neste domingo (19/05), um termo de cooperação com a plataforma Transforma Brasil. O objetivo é recrutar e organizar voluntários para prestar assistência em diversas áreas impactadas pelas enchentes no estado. A reunião que oficializou a parceria contou com a presença do titular da Sedes, Beto Fantinel, do presidente da Transforma Brasil, Fábio Silva, e do secretário de Desenvolvimento Social, Ronaldo Santini, responsável pelo Plano de Logística e Distribuição de Donativos do Gabinete de Crise.
A parceria visa mobilizar cidadãos comprometidos com causas sociais para atuarem em abrigos, centrais de doações e outras frentes de apoio. Além disso, a iniciativa prevê o mapeamento e a organização das demandas, bem como a oferta de cursos e capacitações para os interessados em ajudar.
O titular da Sedes, Beto Fantinel, explicou que o objetivo do termo de cooperação é organizar o apoio das ações de enfrentamento das consequências das enchentes no estado.
“O nosso objetivo é organizar o apoio ao enfrentamento das consequências causadas pelas enchentes. A plataforma tem o know-how de gestão que vai nos auxiliar para que os voluntários possam atuar nas mais diversas frentes e para qeu possamos superar essa situação”, disse o titular da Sedes.
A primeira equipe de voluntários, composta por onze pessoas, chegou a Porto Alegre neste domingo (19/5). Na segunda-feira (20/5), será definida a estratégia de atuação dos voluntários. Segundo informações do Governo do estado do Rio Grande do Sul, a plataforma Transforma Brasil permitirá que voluntários de todo o país possam se inscrever para colaborar com o estado.
As inscrições podem ser realizadas através do site da Plataforma Brasil.
Situação no Rio Grande do Sul
Um boletim divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, às 18h deste domingo (19/05), revelou que o número de óbitos confirmados nas recentes enchentes no estado subiu para 157. As enchentes afetaram 463 municípios gaúchos, deixando 88 pessoas desaparecidas.
Ao todo, 2.336.136 pessoas foram afetadas pelas enchentes, com 581.633 desalojadas e 76.955 em abrigos. Os feridos somam 806, e as equipes de resgate, compostas por profissionais e voluntários, já resgataram 82.666 pessoas e 12.215 animais.
O mutirão de resgate conta com 27.716 pessoas, apoiadas por 4.061 viaturas, 21 aeronaves e 302 embarcações. A orientação da Defesa Civil é que a população verifique se seus nomes constam na lista de desaparecidos e, em caso positivo, procure a Delegacia de Polícia Civil mais próxima para regularização dos dados.
*Com informações de Governo do estado do Rio Grande do Sul