BrasilPolítica

Fotógrafo será ouvido na CMPI dos Atos Antidemocráticos

[Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado]

O fotógrafo Adriano Machado, da agência Reuters, foi convocado para prestar depoimento perante a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do 8 de Janeiro. Ele participou da cobertura dos atos antidemocráticos e será ouvido no próximo dia 15. A convocação ocorreu após parlamentares da CPMI afirmarem que Machado teria sido flagrado em vídeos confraternizando com manifestantes durante os eventos em questão.

A oitiva do fotógrafo foi solicitada em nove requerimentos aprovados pela CPMI. Esses requerimentos foram apresentados por diversos senadores, incluindo Izalci Lucas (PSDB-DF), Marcos do Val (Podemos-ES), Eduardo Girão (Novo-CE) e Magno Malta (PL-ES).

O senador Girão mencionou um vídeo divulgado pela rede CNN, no qual Adriano Machado é visto em meio a manifestantes durante os ataques aos prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto. Girão ressalta que no vídeo o fotógrafo parece estar coordenando e posando para fotos de maneira planejada, sugerindo familiaridade com o ambiente e as pessoas presentes.

O depoimento de Adriano Machado é considerado importante para esclarecer detalhes relacionados às investigações em andamento pela CPMI do 8 de Janeiro. A audiência está marcada para a próxima terça-feira, na sala 2 da Ala Senador Nilo Coelho.

Com informações da Agência Senado.

error: Não é possível copiar.