Emprego e RendaEventos, Lazer e TurismoFinlândiaRio de Janeiro

Finlândia apresentou oportunidades para startups e talentos brasileiros, no Web Summit Rio 2024

[Foto: Richard Souza / GE]

Durante o Web Summit Rio 2024, realizado na capital fluminense, representantes do Business Finland e do Consulado da Finlândia juntamente com empresas das cidades finlandesas de Helsinque, Tampere e Oulu, apresentaram as vantagens e oportunidades para startups e profissionais brasileiros que desejam se estabelecer na Finlândia, eleita sete vezes o país mais feliz do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Em entrevista à Gazeta Expressa, Heidi Virta, Diretora da Business Finland para a América Latina, destacou os atrativos para startups brasileiras: “Anualmente são 700 milhões de euros que colocamos para a inovação e pesquisa. Para o startup, facilitamos a entrada, ajudamos com todo o contato com possíveis clientes na Finlândia. Ajudamos na abertura da empresa, na abertura da conta bancária e também com o idioma.”

Virta também enfatizou a presença de uma comunidade brasileira ativa e vibrante na Finlândia, com mais de 2500 brasileiros vivendo no país nórdico. “Ajudamos novas startups a se integrarem com a Finlândia e também com os outros brasileiros que já estão ali”, completou.

Marco Izaac, Assessor do Consulado da Finlândia, também falou sobre os benefícios de viver na Finlândia e os incentivos para startups e profissionais brasileiros. “Um dos incentivos é a análise do pedido de residência para uma pessoa que tem startup é mais rápido: 2 semanas”, destacou Izaac.

Sobre as áreas de atuação dos brasileiros na Finlândia, Virta mencionou a colaboração no setor de bioeconomia e oportunidades em áreas digitais como jogos, programação e fintech. Izaac complementou, informando que mais de 760 vagas de trabalho estão disponíveis no site “Work in Finland“, com oportunidades tanto para trabalho presencial quanto remoto.

Quanto à língua, Virta esclareceu que “todo mundo fala inglês na Finlândia”, mas também há cursos de finlandês disponíveis. Os cursos são geralmente pagos pelas empresas ou subsidiados, facilitando a integração dos profissionais estrangeiros.

O Consulado da Finlândia já participou da Web Summit Rio anteriormente e notou um crescente interesse dos brasileiros em conhecer e se mudar para a Finlândia. Izaac afirmou que “há um gráfico crescente nos números de brasileiros interessados em conhecer a Finlândia e muitos já foram contratados”.

Em relação à possibilidade de a Finlândia ser eleita novamente o país mais feliz do mundo com a contribuição dos brasileiros, Izaac afirmou: “Com a participação dos brasileiros, ser o país mais feliz vai ser muito fácil, porque o brasileiro traz muita alegria, traz essa troca cultural que é extremamente interessante”.

A Finlândia se destaca por sua sociedade igualitária, qualidade de vida, educação gratuita, sistema de saúde gratuito, natureza preservada, inovação e criatividade nas empresas, além do equilíbrio entre trabalho e lazer, conforme destacado pelos representantes durante o evento.

Confira, a seguir, o video das entrevistas.

error: Não é possível copiar.