BrasilEsporte

Festival Paralímpico 2023 reúne recorde de participantes em todo o Brasil

[Foto: Ilustrativa]

O Festival Paralímpico 2023, realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), reuniu neste sábado (20/05) mais de 21 mil crianças em 119 núcleos distribuídos pelos 26 estados e o Distrito Federal.

O número de participantes é considerado um recorde para o evento, que ocorre desde 2018, buscando levar atividades lúdicas que simulam modalidades paralímpicas para jovens de 8 a 17 anos, com e sem deficiências.

Em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico, foi registrada a maior participação nesta primeira edição do Festival em 2023. Mais de mil crianças e adolescentes puderam praticar bocha, atletismo, tiro com arco e esgrima.

Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro e bicampeão paralímpico no futebol de cegos, expressou sua satisfação com a organização do evento.

“Foi uma verdadeira festa de inclusão, com a interação de pessoas com e sem deficiências em todo o território nacional. Mostramos, claramente, que todos podem fazer as mesmas coisas, mesmo que de forma diferente. É uma grande alegria para nós, do CPB, organizarmos este evento”, declarou Mizael.

De acordo com o CPB, o evento contou com a participação de jovens brasileiros e cerca de 40 venezuelanos, participantes da sede de Boa Vista. Eles praticaram atividades de atletismo, bocha e vôlei sentado.

A maior parte dos participantes desta edição tinha deficiência intelectual, totalizando 36% dos inscritos. Os demais registros foram os seguintes:

  • Crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista: 19,5%;
  • Jovens com deficiência física: 10,2%.

Os demais participantes apresentavam outros tipos de comprometimento, como visual, auditivo e múltiplo. 20% das vagas foram destinadas a pessoas sem deficiência.

Esta foi a primeira edição realizada em 2023 do evento. Está prevista uma nova edição para o dia 23 de setembro, encerrando a semana em que se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, e o Dia do Atleta Paralímpico, celebrado em 22 de setembro.

“No local, também estiveram presentes o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, Marcos da Costa, e o influencer Ivan Baron. Além disso, o vice-presidente do CPB, Yohansson Nascimento, também visitou o CT.”

Confira a matéria acima na edição do Gazeta Expressa Kids de 28 de maio.

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.