Facebook, WhatsApp e Instagram ficam fora do ar

Publicada em 04/10/2021 – 15:18h por Gazeta Expressa

Atualizada em 05/10/2021 – 09:57h

[Imagem Ilustrativa]

O aplicativo de mensagens WhatsApp e as redes sociais Facebook e Instagram apresentaram instabilidade no inicio da tarde desta segunda-feira (04/10). Os três serviços pertencem ao facebook, sob comando de Mark Zuckerberg. Ainda não se sabe o motivo da pane.

Internautas do mundo todo usaram o twitter para comentar a instabilidade dos serviços. Em poucos minutos, o termo “WhatsApp” estava em um dos mais comentados da rede, seguido de “Zuckerberg”, onde usuários dos aplicativos pediram de forma criativa para que o empresário e criador da plataforma Facebook, resolva o problema.

No twitter, a conta oficial do WhatsApp se manifestou informando estar ciente dos problemas enfrentados com o aplicativo no momento e que seguem trabalhando para que tudo se normalize.

O oficial-chefe de tecnologia do Facebook, Mike Shroepfer, publicou um pedido de desculpas para todos os usuários impactados pelo que ele classificou como “erros de rede”.

No inicio da noite, o Facebook informou que estava trabalhando para que os serviços fossem normalizados, podendo informar a retomada gradual das platarformas.

Motivo

Fora do ar por cerca de 7 horas, o Facebook, maior rede social do mundo, o WhatsApp, aplicativo de troca de mensagens por celular mais utilizado pelos brasileiros e o Instagram, popular plataforma de compartilhamento de mensagens e vídeos, iniciaram seu processo de normalidade no inicio da noite desta segunda-feira (04/10).

Em nota divulgada à imprensa, o facebook informou que as equipes de engenharia das plataformas identificaram o motivo da pane que atingiu usuários dos serviços em diversos países, foi causada por alterações de configurações dos roteadores centrais responsáveis por coordenar o tráfego de rede entre os data centers. Ainda de acordo com o facebook, essa interrupção foi o motivo de criar um “efeito cascata” na comunicação dos data centers, causando a interrupção nos serviços.

A nota afirma, ainda, que a empresa entende os impactos causados na vida de pessoas e negócios em todo mundo. Permanecendo sem acesso durante toda a tarde, as plataformas também utilizadas para negócios, podem ter causado prejuízo no bolso de empreendedores. No Brasil, restaurantes que utilizam o aplicativo do WhatsApp integrado com a plataforma de serviços de delivery sentiram-se obrigados a interromper os serviços de entrega durante o período.

A nota, assinada por Santosh Jonardhan, vice-presidente de Infraestrutura, encerra pedindo desculpas para todos que foram afetados e informa que a empresa está trabalhando para entender o ocorrido, buscando tornar sua infraestrutura mais resiliente.

Confira a nota:

Por Santosh Jonardhan, vice-presidente de Infraestrutura

A todas as pessoas e negócios em todo o mundo que dependem de nós, lamentamos o inconveniente causado pela interrupção que tivemos em 4 de outubro em nossas plataformas. Nos empenhamos ao máximo para restaurar o acesso aos serviços, e nossos produtos estão funcionando novamente. O que causou essa interrupção também afetou muitas das ferramentas e sistemas internos que usamos em nossas operações diárias, dificultando nossas tentativas de diagnosticar e resolver o problema rapidamente.

Nossas equipes de engenharia identificaram que alterações de configuração nos nossos roteadores centrais, que coordenam o tráfego de rede entre nossos data centers, causaram problemas que interromperam essa comunicação. Essa interrupção no tráfego de rede desencadeou um efeito cascata na maneira como nossos data centers se comunicam, interrompendo nossos serviços.

Agora, nossos serviços estão novamente online e estamos trabalhando ativamente para retornar totalmente às operações regulares. Queremos deixar claro neste momento que acreditamos que a causa raiz da interrupção foi uma falha na mudança de configuração. Também não temos evidências de que dados dos usuários tenham sido comprometidos como resultado desse tempo de inatividade.

Pessoas e negócios em todo o mundo confiam em nós todos os dias para se manter conectados. Entendemos o impacto que interrupções como essas têm na vida das pessoas e nossa responsabilidade de mantê-las informadas sobre isso. Pedimos desculpas a todos os que foram afetados e estamos trabalhando para entender mais sobre o que aconteceu hoje para que possamos continuar a tornar nossa infraestrutura mais resiliente.

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