Eventos, Lazer e TurismoMobilidade e transporteRio de Janeiro

Esquema para o Carnaval na Marquês de Sapucaí foi apresentado pela Prefeitura do Rio

[Foto: Ilustrativa / Richard Souza / AN]

Na manhã de terça-feira (6/2), a Prefeitura do Rio, por meio da Riotur, detalhou o esquema operacional para o Carnaval na Marquês de Sapucaí. A coletiva realizada no Centro de Operações Rio (COR) contou com a participação de diversos órgãos públicos, incluindo a Secretaria de Ordem Pública (Seop), Guarda Municipal, CET-Rio, Secretaria de Saúde (SMS), Comlurb, Secretaria da Mulher, Rioluz, Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), Assistência Social e o Metrô Rio.

Ronnie Costa, presidente da Riotur, destacou a complexidade da operação, ressaltando a importância da integração entre os órgãos públicos para garantir um evento sem intercorrências.

Principais Pontos do Esquema Operacional:

  1. Tarifas Fixas para Táxis: Em parceria com a Riotur, a Secretaria de Ordem Pública disponibilizará uma tabela com tarifas fixas para táxis que atuarão no entorno do Sambódromo, visando coibir cobranças indevidas.
  2. Bolsões de Táxi: Serão criados bolsões de táxi credenciados nas proximidades do Sambódromo para facilitar a locomoção dos foliões.
  3. Atendimento Médico: Serão disponibilizados postos médicos nos setores estratégicos durante os desfiles, com ambulâncias avançadas e leitos de suporte avançado de vida.
  4. Recomendações da Saúde: A Secretaria Municipal de Saúde orienta para a hidratação frequente, alimentação regular, uso de medicamentos regulares, vacinação em dia, uso de preservativos, cuidados com maquiagem, consumo consciente de alimentos e bebidas, moderação no consumo de álcool, não dirigir após ingerir bebidas alcoólicas, portar documento de identificação e respeitar os limites pessoais.
  5. Fiscalização Sanitária: O IVISA-Rio atuará na fiscalização do cumprimento das normas sanitárias nas instalações e oferta de alimentos e serviços no Sambódromo e entorno.
  6. Esquema de Trânsito: A CET-Rio implementará um esquema especial de trânsito no Centro da cidade e seus acessos, com interdições e desvios para garantir a fluidez do tráfego durante os desfiles.
  7. Operação do Metrô Rio: O MetrôRio funcionará 24 horas durante os cinco dias de carnaval, oferecendo um esquema especial para atender aos clientes que participarão dos desfiles e blocos de rua.
  8. Desfiles das Escolas de Samba: O esquema operacional abrange detalhes sobre o desfile das escolas de samba, com interdições e orientações para o público em relação ao acesso ao Sambódromo.
  9. Proibição de Estacionamento: Durante o período carnavalesco, haverá proibição de estacionamento em vias internas aos bloqueios e principais ruas e avenidas da região central.
  10. Transporte Público Coletivo: Recomenda-se o uso de transporte público coletivo regulamentado, como metrô, trens e ônibus de linhas regulares, devido às interdições no trânsito.
  11. Funcionamento do Metrô na Superfície: As linhas de ônibus do Metrô na Superfície terão horários específicos durante o carnaval, operando das 5h às 23h30 em determinados dias.
  12. Fechamento de Estações Específicas: Algumas estações terão horários diferenciados e até mesmo fechamento durante o carnaval, sendo recomendado aos passageiros atenção às alterações.

A população é aconselhada a planejar suas viagens com antecedência e seguir as orientações fornecidas pelos órgãos responsáveis para garantir uma experiência segura e fluida durante os festejos carnavalescos na Marquês de Sapucaí.

Como chegar ao Sambódromo no Carnaval 2024:

Para garantir uma chegada tranquila ao Sambódromo durante o Carnaval 2024, é recomendado o uso do transporte público coletivo regulamentado. Abaixo, apresentamos as principais opções e detalhes sobre como utilizá-las:

1. Metrô:

  • Setor Par: Utilize as estações Cidade Nova, Estácio e Praça Onze.
  • Setor Ímpar: Utilize a estação Central do Brasil.

O MetrôRio operará 24 horas, sem interrupção, a partir das 5h de sexta-feira (9/2) até meia-noite de terça-feira (13/2). Na terça-feira, haverá extensão de horário de embarque nas estações Central do Brasil/Centro e Praça Onze até 1h. Durante o Desfile das Campeãs (17/2), o metrô funcionará na madrugada até as 23h de domingo (18/2). Certifique-se de ficar atento aos layouts das estações com informações sobre horários especiais.

2. Trem:

  • Utilize a estação Central do Brasil.

3. Ônibus de Linhas Regulares:

  • Mais de 50 linhas passam pela área do evento, vindo de diversas regiões da cidade.
  • Linhas provenientes das Zonas Norte e Oeste com destino ao Centro e Zona Sul desviarão pela Rua Itapiru, no Rio Comprido.
  • Linhas provenientes da Zona Sul e Centro, com destino à Tijuca, Zona Norte e Av. Brasil, desviarão pela Praça da República, seguindo pela pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira.

4. Táxi:

  • Entre os dias 9 e 12, e no dia 17 de Fevereiro:
    • Até às 21h: Liberado para todos os Táxis.
    • Das 21h às 8h: Somente Táxi.Rio e Táxi Especial.
    • Após às 9h: Liberado a todos os Táxis.
  • Endereço dos Pontos:
    • Setor Par:
      • Ponto Táxi Rio: Rua Afonso Cavalcanti, 275.
      • Ponto de Táxi Comum: Rua Estácio de Sá, Próximo ao metrô, sentido Tijuca.
      • Ponto de Táxi Especial: Rua Tomás Rabelo.
    • Setor Ímpar:
      • Ponto de Táxi Comum: Alça de acesso à Avenida 31 de março, próximo ao Batalhão de Choque da PM, na altura dos setores 7 e 9.
      • Ponto de Táxi Especial: Avenida Salvador de Sá, sob viaduto da Avenida 31 de Março.

5. Importante:

  • Planeje suas viagens com antecedência devido às interdições no entorno do Sambódromo, no Centro.

Com essas opções em mente, os foliões terão uma chegada mais fácil e aproveitarão ao máximo os desfiles no Carnaval 2024. Aproveite a festa com responsabilidade e alegria!

Com informações da Comunicação da Prefeitura do Rio de Janeiro.

error: Não é possível copiar.