Meio AmbienteRio Grande do Sul

Enchentes no RS: 136 mortos, 756 feridos e mais de 100 desaparecidos

[Foto: Mauricio Tonetto / Secom]

O último boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgado na manhã deste sábado (11/05), atualiza números sobre os estragos causados pelas enchentes no estado. O total de mortos subiu para 136, enquanto 756 pessoas estão feridas e outras 125 seguem desaparecidas.

A situação registra 444 municípios afetados pelos intensos temporais desde o final de abril. Mais de 71 mil pessoas estão em abrigos, quase 340 mil foram desalojadas e mais de 1,9 milhão foram afetadas de alguma forma.

Os esforços de resgate continuam, com mais de 74 mil pessoas já resgatadas e mais de 10 mil animais salvos. O contingente atuante no estado, composto por cerca de 27,5 mil pessoas, conta com 4.398 viaturas, 41 aeronaves e 340 embarcações.

Em relação à infraestrutura básica, a situação ainda é crítica. Milhares de pontos seguem sem energia elétrica e água potável. A falta de telefonia e internet também persiste em algumas áreas, embora a situação esteja se normalizando em outras.

As escolas estaduais enfrentam desafios significativos, com mais de mil unidades afetadas, desde danos estruturais até problemas de transporte e acesso. Mais de 358 mil estudantes estão sendo impactados pelos temporais.

Nas rodovias, a situação também é complicada, com 78 trechos bloqueados em 52 rodovias estaduais.

Alerta da Defesa Civil

A Defesa Civil emitiu um alerta para chuvas intensas e persistentes, com risco de alagamentos e descargas elétricas, válido até as 18h deste sábado (10/05). O orgão reforça que em caso de emergência, ligue para o número 190/193. Além disso, a Defesa Civil estadual, lembra que durante as tempestades, é crucial priorizar a segurança e desconectar os aparelhos eletrônicos da tomada e certifique-se de fechar bem portas e janelas.

Se surpreendido pelo mau tempo, busque abrigo imediatamente e evite atravessar áreas alagadas, seja a pé ou de carro.

error: Não é possível copiar.