AlemanhaEsporte

Delegação brasileira participará dos Jogos Mundiais Special Olympics 2023, em Berlim

[Foto: Richard Souza / AN]

A cidade alemã de Berlim receberá, do dia 17 ao dia 25 de junho de 2023, os Jogos Mundiais Special Olympics 2023, que é o segundo maior evento esportivo do mundo, com a participação de mais de 150 países e cerca de 7 mil atletas. O Brasil estará representado por uma delegação de 36 integrantes, por meio das Olimpíadas Especiais Brasil (OEB).

A OEB é a divisão nacional da Special Olympics International, organização presente em mais de 200 países, dedicada ao desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual por meio do esporte.

A delegação brasileira é composta por 26 atletas selecionados entre os 44 mil participantes das Olimpíadas Especiais Brasil. Além dos atletas, a delegação conta com dez membros, entre técnicos, diretores e médica. Os atletas brasileiros competirão em 26 modalidades, incluindo atletismo, basquete 3×3, bocha, ginástica rítmica, natação, tênis e tênis de mesa.

Uma característica especial dos Jogos é a participação em modalidades no formato Esportes Unificados, em que atletas com e sem deficiência competem juntos, com pessoas sem deficiência atuando como parceiros. Essa iniciativa visa promover a inclusão e o crescimento mútuo, mostrando na prática que o esporte é um espaço para todos.

Segundo a Olimpíadas Especiais Brasil, a participação da delegação brasileira só está sendo possível graças ao apoio de empresas conscientes da importância do trabalho das Olimpíadas Especiais Brasil. A Colgate-Palmolive é a patrocinadora oficial da delegação brasileira neste evento, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

As empresas Lufthansa e JBS também contribuiram para a aquisição de algumas passagens, ressalta a Olimpíadas Especiais Brasil.

A delegação brasileira embarcará para a Alemanha no dia 11 de junho. Antes dos Jogos, os atletas ficarão em Frankfurt para ambientação e, em seguida, seguirão para Berlim, onde representarão o Brasil e competirão em busca de grandes conquistas.

O evento é uma oportunidade de mostrar o talento e a superação dos atletas brasileiros com deficiência intelectual, reforçando a importância do esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento pessoal.

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.