Corte Real do Carnaval do Rio 2025: conheça os sete eleitos para a família imperial da folia
[Foto: Ilustrativa / Phillipe Lima / Governo do RJ]
A noite da grande final que coroou os representantes da Corte Real do Carnaval 2025 foi um marco para a diversidade e a celebração do espírito carnavalesco. Realizada na Cidade do Samba, a cerimônia reuniu dez candidatas ao título de Rainha, cinco finalistas para Rei Momo, além dos concorrentes às posições de Musa, Muso e Cidadão Não Binário. Pela primeira vez na história, a Corte contará com sete integrantes, representando diferentes perfis, histórias e comunidades.
Apresentado pelo carnavalesco Milton Cunha, o evento contou com um júri formado por 20 profissionais ligados à cultura e ao Carnaval, além do júri popular, com votação que foi encerrada às 18h do dia 22 de novembro. Os critérios de avaliação incluíram simpatia, espírito carnavalesco, habilidades de comunicação, harmonia física e domínio da arte de sambar.
A nova Corte Real do Carnaval 2025:
- Rainha: Thuane de Oliveira Rosário Werneck Maria Ribeiro (27 anos), técnica de enfermagem, representando a Unidos de Vila Isabel e torcedora do Flamengo.
- 1ª Princesa: Rhuanda Monteiro Risso (27 anos), professora infantil e enfermeira, da Mangueira, torcedora do Botafogo.
- 2ª Princesa: Jéssica Costa de Almeida (33 anos), advogada, representando o GRES Força Jovem Vasco e torcedora do Vasco.
- Rei Momo: Kaio Mackenzie (28 anos), comerciante, da Mangueira e torcedor do Botafogo.
- Muso: Luís Otávio Antonio dos Santos (25 anos), cabeleireiro, do Salgueiro e torcedor do Flamengo.
- Musa: Bianca de Oliveira Mourão Ermida (29 anos), secretária, representando a Beija-Flor e torcedora do Fluminense.
- Cidadão Não Binário: Lucas Antonio Valentim da Silva (29 anos), enfermeiro, da Mangueira e torcedor do Corinthians.
A final foi embalada pelos grupos de pagode Pique Novo e Segura Nega, com coreografias assinadas por Mayara Lima e Alex Coutinho. A transmissão ao vivo pelo YouTube alcançou mais de três mil dispositivos, conectando o público de diversas partes do Brasil.
Segundo a RioTur, os vencedores receberão prêmios em dinheiro que variam entre R$ 32,5 mil e R$ 45,5 mil. A Corte Real do Carnaval 2025 será a embaixadora da folia carioca, representando o Carnaval em eventos e desfiles oficiais, além de exaltar a diversidade, característica essencial da cultura brasileira.
*Com informações de RioTur