Correios ampliam rede de recebimento de donativos para vítimas das chuvas no RS
[Foto: Ilustrativo / Gustavo Mansur / Palácio Piratini]
Os Correios anunciaram a ampliação da rede de recebimento de doações para as vítimas das chuvas que assolam o Rio Grande do Sul. Além dos estados de São Paulo, Santa Catarina e Paraná, e parte das unidades do Rio Grande do Sul, agora as agências dos Correios do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e do Distrito Federal também estão recebendo doações.
A ação solidária, em conjunto com o Ministério das Comunicações, visa apoiar as comunidades afetadas pela calamidade pública, proporcionando um canal para a população contribuir com alimentos da cesta básica, material de higiene pessoal, material de limpeza seco, roupas de cama e de banho, e ração para pets. Os Correios se encarregam do transporte gratuito desses itens, sem custo aos doadores.
Além das doações recebidas, os Correios estão contribuindo com itens de vestuário e utensílios domésticos para os atingidos pelas chuvas, demonstrando seu compromisso com a comunidade e seu papel como agente do governo federal em momentos de crise.
O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, destacou a importância da iniciativa, ressaltando o compromisso da empresa em atuar conforme a orientação do presidente Lula, colocando a estrutura logística a serviço da população gaúcha em um momento tão difícil. O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, reforçou esse compromisso, afirmando que todos estão empenhados em garantir que ninguém fique sem ajuda.
As doações podem ser entregues nas agências centrais de diversos municípios gaúchos, assim como nos pontos de arrecadação nos estados mencionados. Em Porto Alegre, a arrecadação acontece nos Centros de Distribuição Domiciliária Vila Jardim, Antônio de Carvalho, Restinga e Cavalhada, que funcionam das 8h às 17h.
Além da arrecadação de doações, os Correios estão atuando de forma contingencial no Rio Grande do Sul para minimizar os impactos das inundações nas operações da empresa. Uma equipe multidisciplinar está trabalhando para normalizar os serviços nas agências afetadas, enquanto medidas como adaptações em itinerários de transporte de cargas e ajustes nos prazos de entrega estão sendo implementadas.
Internamente, os Correios também estão apoiando seus empregados no Rio Grande do Sul, concedendo auxílio-calamidade e disponibilizando apoio por meio de assistentes sociais. A empresa está estudando medidas adicionais para auxiliar os trabalhadores por meio do fundo de pensão dos empregados, o Postalis, e da operadora do plano de saúde, a Postal Saúde.
Com informações da Comunicação dos Correios.