EducaçãoMeio AmbienteSão Paulo

Copos biodegradáveis serão adotados em escolas de SP: governo investirá cerca de R$ 19 milhões

[Foto: Ilustrativa]

O Governo do Estado de São Paulo planeja substituir, a partir do segundo semestre deste ano, o uso de copos de plástico comum por outros produzidos com material biodegradável nas mais de 5 mil unidades escolares do estado. A compra e distribuição serão realizadas pela rede de suprimentos da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) e prevê inicialmente a distribuição de 400 milhões de unidades por ano dos novos copos confeccionados em polipropileno biodegradável. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 19 milhões.

Os copos biodegradáveis que passarão a ser utilizados pelos alunos e professores da rede estadual de ensino de São Paulo levam menos de 1 ano para se decompor no meio ambiente e são isentos de deformações, furos, bordas afiadas e sujidades. Segundo o governo do estado de São Paulo, a fabricação do produto é realizada de acordo com as resoluções vigentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Para o presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação, Jean Pierre Neto, a iniciativa minimiza o impacto ambiental, além de contribuir para a educação dos alunos da rede estadual.

“A aquisição de copos biodegradáveis minimiza o impacto ambiental, uma vez que os copos biodegradáveis se decompõem muito mais rápido na natureza. Além disso, a utilização de copos biodegradáveis possibilita que nós façamos o fomento da educação ambiental nas escolas, uma vez que a utilização de copos biodegradáveis pelos alunos e pelos professores, bem como a explicação do porquê nós estamos utilizando esses copos, pode estimular com que nossos alunos passem a utilizar, procurar ou a descartar corretamente os resíduos, minimizando assim ainda mais o impacto ambiental”.

Além da substituição dos copos de plástico, a Secretaria da Educação também planeja adotar materiais biodegradáveis em outros itens escolares, como a régua e o transferidor, a partir de 2024.

ONU

A iniciativa do governo do estado de São Paulo está alinhada com o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o 50º Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho deste ano. Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o uso responsável dos recursos naturais e promover debates sobre os impactos da poluição plástica na natureza, o lema da campanha deste ano é #CombataaPoluiçãoPlástica.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o plástico leva cerca de 400 anos para se decompor no meio ambiente, representando uma ameaça significativa à natureza e à vida marinha.

Segundo o programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a humanidade produz cerca de 460 milhões de toneladas de plástico por ano. Segundo o programa, 46% desses resíduos são depositados em aterros, 22% são mal geridos e transformam-se em lixo, 17% são incinerados e apenas 15% são recolhidos para reciclagem.

Confira a matéria acima na edição do Gazeta Expressa Kids de 2 de julho:

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.