BrasilEducação

Convocação da lista de espera do Fies é estendida até 17 de maio

[Foto: Divulgação]

O Ministério da Educação (MEC) estendeu o prazo final para as convocações através da lista de espera do processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) até o dia 17 de maio. Inicialmente previsto para encerrar em 30 de abril, o período foi prolongado para atender às solicitações dos estudantes em busca de oportunidades de ingresso na educação superior com financiamento subsidiado pelo Governo Federal. O Edital nº 13/2024, que formaliza a ampliação do prazo, foi publicado nesta sexta-feira (26/4) no Diário Oficial da União (DOU).

Na lista de espera do Fies, os candidatos são pré-selecionados quando uma vaga que havia sido destinada a outro candidato em convocações anteriores retorna ao sistema por não ter sido ocupada. Essa vaga é então oferecida ao próximo estudante da lista de espera, seguindo a ordem de classificação. A não ocupação da vaga pode ocorrer por diversos motivos, como a não conclusão das etapas que antecedem a assinatura do contrato ou a perda de interesse pela vaga.

De acordo com informações do MEC, em 2024, o Fies disponibiliza 112.168 vagas, sendo 67.301 ofertadas para o primeiro semestre. As vagas não preenchidas neste período serão reofertadas no processo seletivo do segundo semestre deste ano, que tem previsão de mais de 44 mil novas vagas.

O Fies, Fundo de Financiamento Estudantil, é um programa do MEC criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. Seu objetivo é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas aderentes ao programa e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

error: Não é possível copiar.