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Conheça o dirigível brasileiro ADB-3-3: agora autorizado para voos noturnos

[Foto: Divulgação / FAB]

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), aprovou, em abril deste ano, o projeto que permite os voos noturnos do dirigível ADB-3-3, fabricado pela Airship do Brasil. O ADB-3-3 já estava em operação no país desde 2022, quando recebeu o Certificado de Tipo emitido pela Anac.

Anteriormente, o dirigível só podia voar durante o dia, mas agora, com a autorização, fica permitido que a realização de voos a noite. A decisão da Anac veio após uma análise cuidadosa dos aspectos técnicos relacionados aos instrumentos, instalações elétricas e iluminação da aeronave, garantindo sua segurança durante os voos noturnos.

A primeira operação noturna do dirigível brasileiro foi marcada por um evento especial: o show da cantora Madonna, que aconteceu no último sábado, dia 4 de maio, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Dirigível brasileiro

O dirigível brasileiro, conhecido como ADB-3-3, tem suas raízes em um projeto norte-americano, o modelo 138S. Adquirido pela Airship do Brasil e transferido para a empresa em 2018, o dirigível se tornou uma peça central na aviação nacional, combinando tecnologia estrangeira com expertise local.

Com um motor e um envelope de 3.908 m³ (138.000 pés cúbicos), o dirigível tem capacidade para até 6 assentos. Além disso, sua versatilidade o torna ideal para uma variedade de atividades, desde publicidade até observação panorâmica.

Desde sua chegada ao Brasil, o dirigível tem sido utilizado em várias ações de publicidade, nos céus de cidades como Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

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