Comissões do Senado iniciam ciclo de audiências públicas sobre violência nas escolas
[Foto: Richard Souza / AN]
Na terça-feira (2), a partir das 14h, as comissões de Constituição e Justiça, Educação, Segurança Pública e Direitos Humanos do Senado realizam a primeira reunião do ciclo conjunto de audiências públicas para debater a violência nas escolas. O evento será interativo e cidadãos poderão enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado ou pelo Portal e‑Cidadania.
Especialistas em psicologia escolar, educação e proteção, além de representantes do Conselho Nacional de Educação, do Ministério dos Direitos Humanos, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Instituto de Estudos Sócio-Econômicos estarão presentes para debater o assunto.
O pedido para a realização do ciclo foi feito pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES), que enfatizou a necessidade de prevenção e repressão a diferentes frentes da violência nas escolas, como cuidado à saúde mental dos estudantes, prevenção contra o bullying, restrição ao acesso a armas, jogos e sites que promovam violência e discursos de ódio e diminuição da desigualdade.
O senador também defende que a política criminal não pode ficar alheia à violência nas escolas e vê como crucial ouvir especialistas da sociedade civil, setor público e empresas de tecnologia para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes.
Os cidadãos poderão enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e-Cidadania, que serão lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo.