EducaçãoRio de Janeiro

Colônia de Férias em Maricá ensina adolescentes a preparar pizza

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Bernardo Gomes / Prefeitura de Maricá]

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Pessoa com Deficiência e Inclusão, encerrou nesta sexta-feira (24/01) uma colônia de férias que reuniu 10 adolescentes entre 11 e 14 anos. O programa incluiu visitas culturais e experiências sensoriais, culminando em uma oficina de preparo de pizzas no Restaurante Escola, no Centro.

Durante a atividade, conduzida pela cheff Ana Paula Almeida, os jovens aprenderam a preparar pizzas desde a massa até a escolha e aplicação dos ingredientes. A oficina, segundo a informou a administração municipal, proporcionou uma experiência prática e divertida, com os adolescentes participando de todas as etapas do processo, como sovar a massa e assar as pizzas.

Davi Luiz Mello Valente, de 11 anos, destacou sua empolgação com a atividade. “Adorei o passeio, mas gostei mais de fazer pizza e montei uma de muçarela”, afirmou. Já Gabriel Barroso Ferreira, de 13 anos, elogiou a diversidade da programação: “Essa colônia foi muito diferente. Aprendi a fazer pizza com borda de cheddar, passeei de barco e adorei a sala de espelhos do Museu Casa Darcy Ribeiro”.

A coordenadora da oficina, Crys Perlingeiro, ressaltou o objetivo inclusivo e sensorial da iniciativa. “A gente sempre procura atividades onde eles possam explorar todas as habilidades sensoriais. Hoje, no Restaurante Escola, eles têm os aromas, texturas e cores”, explicou.

Além da oficina de pizzas, a colônia de férias incluiu visitas ao Aeroporto Municipal, Museu Casa Darcy Ribeiro, aldeia indígena Mata Verde Bonita e um passeio de barco na lagoa do Boqueirão.

Restaurante Escola

Localizado no Centro de Maricá, o Restaurante Escola é uma iniciativa do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) que oferece cursos profissionalizantes na área gastronômica, como confeitaria, pizzaiolo e maître.

A oficina de artes e a colônia de férias são promovidas pela Secretaria de Pessoa com Deficiência e Inclusão em parceria com o Centro de Referência em Políticas Inclusivas (CRPI) e a ONG Contato, buscando fomentar a inclusão social e o desenvolvimento das potencialidades dos participantes.

*Com informações da Prefeitura de Maricá

error: Não é possível copiar.