BrasilEmprego e Renda

CNU: Confira novo cronograma e primeira chamada para cursos de formação

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Ilustrativa / LensGO]

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) detalhou nesta quarta-feira (15/01) as regras para a convocação e os cursos de formação dos candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). A convocação foi antecipada para o dia 4 de fevereiro, conforme anunciado pela ministra Esther Dweck, e ocorrerá em três etapas: a primeira em 4 de fevereiro, seguida por novas convocações nos dias 11 e 18 de fevereiro.

De acordo com as informações divulgadas pela pasta, a formação será obrigatória para os aprovados nos blocos 1 a 7, com exceção dos candidatos do bloco 8, de nível médio, que não precisarão passar pelo curso. Os candidatos convocados para os cargos de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), Analista de Comércio Exterior (ACE), Analista em Tecnologia da Informação (ATI), entre outros, deverão cumprir diversas obrigações, como frequência obrigatória nas aulas e atividades, entrega de trabalhos e avaliações e dedicação exclusiva ao curso. A etapa será classificatória e eliminatória.

Segundo o edital, publicado no Diário Oficial da união (DOU) desta quarta-feira (15), durante a formação, os convocados receberão 50% da remuneração inicial prevista para o cargo, com exceção dos servidores públicos que poderão optar por manter os vencimentos atuais. A formação visa desenvolver competências técnicas e estratégicas para os futuros servidores públicos.

A divulgação da lista definitiva de classificação para os cargos do bloco 8, além das notas finais e a primeira convocação para os cursos de formação (blocos 1 a 7), ocorrerá no dia 4 de fevereiro. Nos dias 4 e 5 de fevereiro, os candidatos deverão confirmar seu interesse em participar do curso de formação. A segunda convocação para os cursos será realizada no dia 11 de fevereiro, seguida pela confirmação de interesse nos dias 11 e 12. A terceira convocação ocorrerá em 18 de fevereiro, com o prazo para confirmação de interesse nos dias 18 e 19 do mesmo mês.

Inscrições e confirmação

Os candidatos deverão acessar a página do CPNU nos dias 4 e 5 de fevereiro para verificar a convocação, confirmar o interesse no cargo e, se necessário, na formação. A participação será garantida apenas após a confirmação via plataforma. Aqueles reconvocados para cargos de maior preferência terão sua vaga anterior automaticamente disponibilizada para outro candidato.

De acordo com o ministério, a maioria dos cursos de formação será ministrada em Brasília, com exceção dos cargos de Especialista em Regulação de Saúde Suplementar (ANS), cujos cursos deverão ocorrer no Rio de Janeiro, e Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT), com curso híbrido (parte presencial em Brasília e parte online).

A carga horária dos cursos variará entre 140 horas e 540 horas, dependendo do cargo, e serão organizados pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Cebraspe.

Antecipação do resultado

Na tarde desta terça-feira (14), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou que o resultado do Concurso Nacional Unificado (CNU) será divulgado no dia 4 de fevereiro, uma semana antes do previsto inicialmente. A informação foi confirmada pela ministra Esther Dweck em coletiva de imprensa.

A divulgação da lista de aprovados incluirá todas as vagas previstas no edital para os blocos de cargos de ensino médio e superior. Para os blocos 1 a 7, que exigem ensino superior, os aprovados serão convocados para cursos de formação, enquanto para o bloco 8, de nível médio, a etapa do curso não será necessária.

Os candidatos convocados para o curso de formação terão dois dias, 4 e 5 de fevereiro, para confirmar sua participação na área do candidato. Essa confirmação, segundo informou a pasta, é obrigatória para a continuidade no processo seletivo.

O edital prevê até três convocações para cada cargo. As convocações subsequentes ocorrerão nos dias 11 e 18 de fevereiro, sendo aberto um prazo de dois dias para os candidatos manifestarem interesse em participar dos cursos de formação, segundo informou o ministério.




*Datas podem sofrer alteração sem aviso prévio
*Com informações de MGI

error: Não é possível copiar.