Canoas abriga quase 25% dos desabrigados pelas chuvas no Rio Grande do Sul
[Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini]
Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, enfrenta um grande desafio humanitário após as recentes chuvas no Rio Grande do Sul. Apesar de representar menos de 3,2% da população do estado, a cidade responde por quase 25% dos desabrigados. Segundo o Censo de 2022, Canoas tem 347.657 habitantes, enquanto o estado conta com 10.882.965 gaúchos.
Dados da plataforma lançada pelo governo estadual nesta terça-feira (14/05), desenvolvida pela Escola de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul (EdSocial), revelam que o município abriga 18.489 pessoas em 73 abrigos, de um total de 76.580 desabrigados espalhados por 837 abrigos em 103 cidades.
Porto Alegre, a capital com mais de 1,33 milhão de habitantes, tem 14.337 desabrigados em 168 abrigos, representando quase 19% do total. Em contraste, Caxias do Sul, a segunda cidade mais populosa do estado, com 463.501 habitantes, contabiliza apenas 42 desabrigados após decretar estado de calamidade pública em 2 de maio. A região metropolitana de Porto Alegre, composta por 11 municípios, abriga 58,70% dos desabrigados do estado.
Segundo a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), a nova plataforma será atualizada diariamente com informações das prefeituras, proporcionando transparência e auxiliando no monitoramento das necessidades e localização dos abrigos. Gustavo Saldanha, secretário adjunto e coordenador do Observatório Social da EdSocial, destacou a importância do monitoramento para entender a dimensão e a localização dos espaços de acolhimento desde o início dos eventos climáticos.
Resgate de Drone
Na tarde desta terça-feira (14/05), um drone do Exército foi fundamental para localizar moradores em uma situação delicada no topo de um prédio em Canoas/RS. As imagens captadas pelo drone revelaram pessoas pedindo ajuda, desencadeando imediatamente uma operação de resgate.
A equipe de resgate, prontamente acionada, conseguiu resgatar com segurança sete pessoas, além de dois pets que estavam com elas.