Rio de JaneiroSaúde

Campanha “Ler tá no Sangue” une Hemorio e SNEL, oferecendo um livro como forma de incentivo à doação de sangue

[Foto: Divulgação / Saúde RJ]

Em uma iniciativa conjunta, o Hemorio, instituição responsável pelo fornecimento de hemoderivados para mais de 200 hospitais da rede pública, e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) estão lançando a campanha “Ler tá no Sangue”. Esta ação visa incentivar a doação de sangue e, ao mesmo tempo, cultivar o gosto pela leitura entre os cidadãos do Rio de Janeiro.

A campanha “Ler tá no Sangue” acontece de 1 a 5 de setembro de 2023. Durante esse período, os doadores que estiverem nas salas de espera do Hemorio receberão um livro como forma de incentivo. Além disso, cada bolsa de sangue doada será convertida em um livro, que será destinado aos pacientes internados em unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

Uma característica especial desta campanha é que o 40º doador que comparecer ao Hemorio durante o período da ação receberá um par de ingressos para a 21ª Bienal do Livro Rio. Este evento, que comemora 40 anos de realização do evento, que ocorre de 1º a 10 de setembro de 2023, no Riocentro.

“Somente é possível garantir a continuidade das coletas de sangue com uma grande corrente de solidariedade. E como fazer isso ser mais bacana do que unindo à leitura, essa atividade tão importante em todas as idades?”, comenta o diretor-geral do Hemorio, Luiz Amorim.

“Doar sangue é um ato de profundo simbolismo, por transmitir empatia e compromisso com a vida. Ao trazermos a Bienal para essa ação com o Hemorio, celebramos o engajamento e o sentimento de pertencimento em torno da solidariedade e do cuidado pelas pessoas que passaram pelo evento nos últimos 40 anos,” destaca o presidente do SNEL, Dante Cid.

No total, 1.500 livros foram disponibilizados pelas seguintes editoras: Rocco, Harper Collins, Sextante, Arqueiro, Intrínseca, Grupo Editorial Nacional, Pallas, Editora Adoleta, Delirium, All Books, Sinna, Biblioteca Azul, Record, Nova Fronteira, IBEP Nacional, Todavia, DCL, Máquinas de Livros, Companhia das Letras, Morro Branco, Latitude, Mourthé e Be.

Para fazer uma doação de sangue no Hemorio, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg e estar em boa saúde. As doações podem ser realizadas das 7h às 18h, inclusive nos fins de semana, na Rua Frei Caneca, nº 8, no Centro do Rio de Janeiro. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 0800-282-0708.

Esta campanha representa uma oportunidade de contribuir para a vida de outras pessoas, seja através da doação de sangue ou ao promover a leitura entre os pacientes e doadores. O evento da Bienal – Rio 2023 também oferece um incentivo adicional, celebrando quatro décadas de literatura e cultura no Rio de Janeiro.

error: Não é possível copiar.