Cachoeiras de Macacu comemora o Dia Nacional do Agricultor com evento

[Foto e Texto: Divulgação / Núcleo de Comunicação de Interior do RJ]

Para comemorar o Dia Nacional do Agricultor, o município de Cachoeiras do Macacu recebe, a partir de sábado (30/07), das 14h às 21h, serviços gratuitos voltados para o homem do campo. Haverá exposições, palestras, debates, assessoramento jurídico e acesso a financiamentos. O projeto, que acontece no Parque de Exposições de Papucaia, busca levar mais conhecimento técnico para os produtores rurais.  

A iniciativa, que é desenvolvida pela Pesagro-Rio e pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, em parceria com a Faerj, está na sexta edição.

Para o agricultor Adalberto Nunes, que planta milho, aipim e goiaba há 30 anos, o evento é importante para produtores da região. 

– A assistência técnica de uma empresa que traga implemento agrícola é importante. A tecnologia tem que estar acompanhando a agricultura. Como Cachoeiras de Macacu é o maior produtor de milho, aipim e goiaba de mesa, fica tudo melhor – disse Adalberto.

Entre os assuntos a serem tratados no evento, estão a segurança alimentar, e a fruticultura, destacando os desafios do manejo e a conduta apropriada no cultivo da goiaba. 

– Macacu é um município estratégico, capaz de receber produtores rurais de Nova Friburgo, Tanguá e Rio Bonito, por exemplo, por isso a importância desse tipo de evento – concluiu Paulo Renato Marques, presidente da Pesagro-Rio.

A agricultura e a geração de empregos

– O setor agropecuário é um dos motores da economia nacional. Considerado um grande gerador de emprego e renda, funciona como engrenagem fundamental para fortalecer e movimentar a economia fluminense – ressaltou Alex Grillo, secretário de Agricultura

Segundo o último censo agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2017, o Estado do Rio possui cerca de 160 mil trabalhadores rurais para 190 mil hectares em terras cultivadas.

Geovane Mafort, do município de Trajano de Moraes, trabalha com a esposa e as duas filhas na cultura orgânica e carrega a paixão pela agricultura desde a infância.

– A agricultura é muito importante para o cenário fluminense e nacional e traz muitos benefícios para o agronegócio. Os produtores rurais enfrentam as adversidades do dia a dia e o resultado está na mesa de cada brasileiro – concluiu Mafort.

Isenção do ICMS

A nova lei de isenção no ICMS na conta de luz das propriedades rurais é um incentivo à produção dos agricultores. De acordo com o censo de 2017, o estado possui 65 mil propriedades e a estimativa é que mais de 30 mil produtores poderão ser beneficiados com a lei nos próximos anos.

Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

English EN Portuguese PT Spanish ES
error: Não é possível copiar.