BrasilRio de JaneiroSaúde

Brasil registra queda na incidência de dengue, exceto em Mato Grosso

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Maurício Bazílio / Divulgação / SES-RJ]

O Ministério da Saúde informou, nesta quarta-feira (08/07), que 25 estados brasileiros, além do Distrito Federal, apresentam tendência de queda ou estabilidade na incidência de dengue. Apenas Mato Grosso indica uma tendência de aumento da doença.

Até o momento, o país registrou 4,5 milhões de casos prováveis da doença, com 2,3 mil óbitos. Segundo o diretor do Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde, Guilherme Werneck, o grupo do Infodengue fornece elementos de previsão e avaliação da trajetória epidêmica. Ele ressalta que 24 das 27 unidades da federação já teriam passado pelo pico, mas alerta que isso não significa o fim das epidemias nos estados afetados.

“A gente trabalha com o grupo do Infodengue que fornece elementos de previsão e avaliação da trajetória epidêmica. O último relatório mostra que 24 das 27 unidades da federação já teriam passado pelo pico. É difícil, no entanto, fazer uma análise do Brasil como um todo porque cada estado tem uma dinâmica diferente. Passado o pico, não quer dizer que epidemias nos estados afetados já passaram, porque ainda há casos sendo registrados”, explicou o diretor. “Por isso o Ministério continua atento e alerta”, concluiu.

Buscando apoiar os estados e municípios no combate à dengue, o Ministério da Saúde informou que já liberou R$ 142 milhões para 10 estados e mais de 500 municípios, como parte do R$ 1,5 bilhão reservado para este fim.

Além disso, em abril, a vacinação contra a dengue foi expandida para mais 625 novos municípios e 6 estados brasileiros, com a distribuição de 986,5 mil doses. O total de doses enviadas aos estados e ao Distrito Federal chega a 2,6 milhões.

A pasta lembra que mesmo com a vacinação, a eliminação dos focos do mosquito continua sendo a medida mais eficaz na prevenção da dengue. A população deve colaborar, adotando medidas simples como tampar caixas d’água e outros reservatórios, higienizar potes de água de animais de estimação, tampar ralos e pias, entre outras.

Rio de Janeiro

O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou, na segunda-feira (06/05), que o estado retornou ao nível 1 do Plano de Contingência Estadual contra a Dengue, após registrar mais uma semana de queda nos números da doença. Segundo o Panorama da Dengue, elaborado pelo Centro de Inteligência em Saúde (CIS) da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), cinco das nove regiões de saúde do Rio de Janeiro estão no nível mais baixo. O nível 1 indica que a quantidade de casos supera em até cinco vezes o limite máximo esperado para uma determinada época, com base nos dados da última década.

A secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, destacou que, apesar da melhora, é necessário manter a vigilância e as ações de prevenção contra a dengue, já que os casos ainda estão acima da média esperada para o período.

“A dengue está recuando, mas ainda não podemos baixar a guarda. Ainda temos muitos casos e precisamos que a população continue alerta e se previna combatendo os focos de água parada em casa”, alerta a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello. “Apesar de ser o primeiro degrau, ainda estamos em alerta. O número de casos continua acima do da média para este período do ano. E nem todas as regiões estão na mesma situação”, disse a secretária.

error: Não é possível copiar.