Brasil bate recorde histórico de turismo internacional em 2024
[Foto: Ilustrativa / Richard Souza / AN]
O Brasil alcançou um marco inédito no turismo internacional em 2024, recebendo 6.657.377 turistas estrangeiros ao longo do ano. O crescimento de 12,6% em relação a 2023 foram divulgados nesta terça-feira (07/01) pelo Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal.
“É uma alegria poder divulgar números tão positivos para o nosso país. Esse aumento reflete o nosso trabalho de promover a imagem do Brasil no exterior. Campanhas publicitárias estratégicas, estruturação dos destinos, participação em feiras internacionais, nosso escritório da ONU Turismo no Rio de Janeiro e o fortalecimento de parcerias dentro e fora do país impulsionaram nossa visibilidade, evidenciando a diversidade de experiências que o Brasil tem a oferecer, como paisagens naturais e nossa herança cultural”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino
Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul destacaram-se como principais portas de entrada, enquanto estados como Roraima, Santa Catarina, Bahia e Pará apresentaram os maiores crescimentos proporcionais. Os argentinos lideraram entre os visitantes, seguidos por turistas dos Estados Unidos, Chile, Paraguai e Uruguai.
Dois terços dos turistas internacionais chegaram de avião, consolidando esse meio como o principal acesso, enquanto 28,7% utilizaram transporte terrestre. Além disso, segundo informações do Ministério do Turismo, o valor gasto pelos estrangeiros no Brasil até novembro somou US$ 6,62 bilhões, o maior desde 1995.
Para 2025, o governo federal anunciou investimentos de R$ 63,6 milhões no setor, visando aumentar a conectividade aérea e preparar o país para eventos como a COP30, em Belém, e a reunião do BRICS, em Brasília. A expectativa é consolidar o Brasil como líder turístico na América do Sul, com projeções de atrair mais de 8,1 milhões de visitantes estrangeiros por ano.
*Com informações de Ministério do Turismo