Meio AmbienteRio Grande do Sul

Bombeiros de São Paulo são homenageados por resgate de cavalo Caramelo em Canoas

O Corpo de Bombeiros Militar do estado de São Paulo recebeu, na quarta-feira (22/05), uma homenagem da organização não governamental Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais (Peta) pelo resgate do cavalo Caramelo, realizado em Canoas, Rio Grande do Sul, no dia 9 de maio. A operação de resgate ocorreu em meio às enchentes que atingiram a região, deixando o animal ilhado no telhado de uma casa.

A equipe dos Bombeiros de São Paulo, que estava no Sul prestando apoio às vítimas das chuvas, organizou uma força-tarefa para salvar o equino.

“A gente fica muito feliz e honrado. Esse prêmio reflete todo o trabalho do Corpo de Bombeiros de São Paulo, não só no resgate do Caramelo, mas de tantos outros animais que são resgatados em situação difícil, no Rio Grande do Sul e em todo o estado de São Paulo”, afirmou o capitão do Corpo de Bombeiros Tiago Franco.

O cavalo Caramelo esperou quatro dias por socorro. O resgate envolveu mais de dez profissionais, incluindo veterinários voluntários paulistas. O animal foi sedado para ser retirado em segurança usando um bote.

“Foi um resgate muito técnico, realizado com embarcação em um momento muito difícil da ocorrência”, destacou o capitão Franco.

Reconhecimento da Peta

Os Bombeiros de São Paulo receberam um certificado e uma carta de agradecimento da Peta. “O Caramelo provavelmente teria morrido naquela enchente terrível se não fosse pelos atos heroicos desses corajosos bombeiros”, afirmou Alicia Aguayo, diretora da Peta Latino.

Os profissionais foram agraciados com o “Prêmio Corpo de Bombeiros com Compaixão”, da organização conhecida mundialmente pelos direitos dos animais. Caramelo se tornou um símbolo de resistência, principalmente no estado do Rio Grande do Sul.

Para Alicia Aguayo, “a Peta encoraja a todos para que se inspirem nos que resgataram o Caramelo e ajam imediatamente quando se depararem com um animal necessitado”.

*Com informações de Governo do estado de SP

error: Não é possível copiar.