Ave norte-americada é encontrada em praia de Campos dos Goytacazes
Os funcionários do Parque Estadual da Lagoa do Açu, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), receberam, neste mês de janeiro de 2023, um Trinta-réis-boreal (Sterna hirundo), também conhecido como Andorinha do Mar. O animal estava desidratado e recebeu todos os cuidados necessário e acompanhamento de veterinários.
A ave possuí cerca de 36 cm, alimenta-se de peixes, insetos, camarões, carangueijinhos e outros animais marinhos. Ela saiu do estado de Massachusetts, e viajou mais de 7 mil quilômetros até chegar na Praia do Farol de São Tomé, em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense.
Para o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, casos como este, reforçam o trabalho do Instituto na busca do bem estar da biodiversidade global: “Casos como esse comprovam que nosso trabalho não promove somente o bem-estar do ecossistema fluminense, mas a biodiversidade global como um todo”, afirmou o secretário.
A temporada de migração, para o Hemisfério Sul, ocorre até o fim do verão e resultará na chegada de diversas espécies novas no litoral do Brasil. Durante o inverno no Hemisfério Norte, as aves buscam climas mais quentes.