Agenda culturalEventos, Lazer e TurismoLivros, eBooks e outras publicaçõesRio de Janeiro

Autor apresenta heróis brasileiros originais, em quadrinhos, na Bienal do Livro Rio 2023

[Foto: Richard Souza / GE]

Sempre que o leitor ouve ou pensa sobre super-heróis, a mente pode transportá-lo para as histórias em quadrinhos americanas. No entanto, um autor brasileiro busca inserir superpoderes em heróis brasileiros inspirados no nosso folclore. Essa é a proposta de Eberton Ferreira, um autor independente que apresenta suas obras na Bienal do Livro Rio 2023. O evento teve início no dia 1º de setembro e segue até domingo (10/09).

As capas dos livros, criadas por Eberton, prendem a atenção e podem se tornar reconhecíveis aos olhos de muitos leitores e apaixonados pela cultura brasileira. A obra “O Xamã”, por exemplo, conta a história de um índio que percorre o Brasil com a missão de proteger a flora e fauna.

Para o autor, a história é educativa, uma vez que permite aos leitores conhecerem um pouco mais do folclore brasileiro.

“É um personagem único no mundo, e eu vou mostrando a origem dele para aquelas pessoas que têm vontade de conhecer um pouquinho do nosso folclore,” destacou Eberton.

Eberton é designer gráfico, editor e quadrinista independente. Ele é natural de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro, e lançou sua primeira revista impressa em 2015, com seu selo próprio. Em 2017, Eberton foi premiado pela Academia Brasileira de História em Quadrinhos (ABRAHQ) como melhor roteirista pela série “Causos”.

A série “Causos” compreende 5 livros que narram a história de um desbravador português que, ainda no período do Brasil colônia, entre os anos de 1530 e 1822, inicia investigações sobre crimes e mistérios.

Além da história, o livro conta ainda com revelações sobre o folclore brasileiro, sempre ao término de cada edição. Eberton explica que isso foi possível por meio de uma pesquisa histórica.

“No final de cada aventura, com base em pesquisa histórica, eu vou revelando as origens do nosso folclore,” disse.

O autor explicou que seu objetivo é levar de volta, ao leitor, o interesse pela mitologia brasileira por meio das histórias em quadrinho e destacou a ausência de materiais nesse sentido no Brasil.

“A minha bandeira é trazer brasilidade, trazer de volta o interesse da nossa mitologia para o público que já cresceu, porque a gente tem muito material para criança de folclore, o que é ótimo. As crianças têm o primeiro contato com o folclore, mas a gente cresce, né? E aí, a gente olha o folclore de uma forma infantil e tal. E não, o que faltavam eram realmente materiais mais maduros para que a gente consiga manter o interesse pela nossa cultura”, completou o autor.

Todos os livros do autor podem ser adquiridos em seu site oficial, disponível no endereço eletrônico: www.estudioton.com.br.

error: Não é possível copiar.