Astrominas 2024: Projeto da USP abre 400 vagas para meninas em ciências exatas
[Foto: Ilustrativa / LensGO]
A Universidade de São Paulo (USP), abriu, nesta segunda-feira (20/05), as inscrições para o projeto de extensão Astrominas, que visa incentivar meninas a aprenderem astronomia, ciências atmosféricas, geociências, física, entre outras áreas da ciência. As incrições seguem até o dia até 16 de junho. Para participar, as candidatas devem comprovar matrícula regular em uma instituição de ensino básico.
O Astrominas tem como objetivo desconstruir a ideia de que as ciências exatas não são para garotas, ensinando as ciências da terra e do universo para adolescentes de 14 a 17 anos. O projeto promoverá a conexão entre mulheres cientistas e jovens alunas, incentivando-as a seguirem carreiras em ciência e tecnologia. A edição 2022 do Projeto recebeu 16.934 inscrições.
De acordo com informações, serão disponibilizadas 400 vagas, que serão sorteadas entre as inscritas. Desse total, 20% das vagas são reservadas para estudantes pretas, pardas ou indígenas, e 60% para alunas de escolas públicas. As monitoras, carinhosamente chamadas de “fadas madrinhas”, serão recrutadas para guiar e apoiar as participantes sorteadas. Além disso, dezenas de cientistas deverão compartilhar seus conhecimentos em diversas disciplinas, incluindo astrobiologia, oceanografia e ciências humanas relacionadas a gênero.
As atividades do projeto acontecerão ao longo de três semanas, com duração de 3 a 4 horas por dia. Regulamento e demais informações podem ser acessadas no site do Projeto Astrominas.